• Carregando...
Estudantes do curso de Licenciatura em Artes Visuais da FAP durante aula prática | Pedro Serápio/ Gazeta do Povo
Estudantes do curso de Licenciatura em Artes Visuais da FAP durante aula prática| Foto: Pedro Serápio/ Gazeta do Povo
  • Verdadeiro ou falso?

Muita gente pode pensar que para entrar no mundo das artes basta ter talento e vontade e que não é necessário curso superior. Mas, para quem realmente pretende entrar de cabeça na área artística, é preciso muita teoria e conhecimentos avançados sobre as técnicas. Para trabalhar com pintura, ilustração, desenho, fotografia e outras linguagens, o lugar certo é o curso de Artes Visuais.

Na Universidade Federal do Paraná (UFPR) o aluno pode escolher entre fazer a licenciatura, que forma educadores e habilita o formado a atuar na educação artística nos ensinos fundamental e médio, ou optar pelo bacharelado, direcionado à criação de uma linha poética própria e à crítica e pesquisa.

As aulas misturam teoria e prática, oferecendo ao aluno a possibilidade de criação nas diversas linguagens artísticas visuais. "Mesmo nos ateliês é necessário o conhecimento nas áreas teóricas da História da Arte e da Estética, pois elas servem de base para o trabalho prático" conta Ricardo Carneiro Antônio, coordenador do curso da UFPR. Para os alunos da licenciatura, existe ainda uma carga horária de disciplinas específicas de educação, ligadas à metodologia de ensino das artes e à didática, e estágio obrigatório.

Desde o primeiro ano de curso, os alunos são estimulados a produzir materiais e fazer exposições para aplicar os conhecimentos teóricos na prática artística. Eles também fazem estágios e podem conhecer melhor o mercado das artes. No final do curso apresentam projetos inovadores, tanto para aplicar em sala de aula quanto para enviar a editais de incentivo à produção artística. "Fiz algumas exposições e estágios durante o curso e no último semestre, com o projeto integrado, tive a oportunidade de montar um programa de aulas e oficinas para aplicar nas escolas", conta Ana Paula Lopes, formada em licenciatura pela UFPR.

As possibilidades de trabalho são amplas, pois cada modalidade artística tem suas especializações e é possível trabalhar com artes visuais em muitos lugares. "Hoje nós falamos do profissional arte-educador, que pode atuar com ações educativas em museus, ONGs, instituições públicas e privadas, produzir materiais pedagógicos, atuar em espaços culturais, além de produzir sua própria poética com projetos e exposições", conta Sônia Vasconcelos, coordenadora do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Artes do Paraná (FAP).

FICHA TÉCNICA

Conheça melhor a graduação e a rotina profissional:

Onde estudarA UFPR (bacharelado e licenciatura) e a FAP (apenas licenciatura) são as universidades públicas que têm o curso e realizam vestibular todos os anos. A Universidade do Norte do Paraná (Unopar) oferta o bacharelado. Particulares como a Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), Universidade Tuiuti do Paraná também oferecem o curso.

ConcorrênciaNo último vestibular da UFPR, o curso, no período da tarde, ofertou 32 vagas. Na licenciatura, com 16 vagas, a concorrência foi de 4,81 alunos por vaga. No bacharelado eram 6,94 candidatos para cada uma das 16 vagas.

Duração do curso4 anos.

DisciplinasFundamentos da Linguagem Visual I (1º ano), Semiótica (2º), Estética das Artes Visuais (3º ) e Pesquisa no Ensino da Arte (4º ano) são algumas disciplinas do curso da FAP.

MensalidadeNa PUCPR a mensalidade de licenciatura custa R$ 553,00.

MercadoQuem se forma em Artes Visuais pode atuar como artista independente ou também ser curador de exposições em museus, galerias de arte e espaços culturais, além de lidar com o acervo desses locais e também ser crítico de arte. Quem faz a licenciatura pode ainda ser professor de artes nos ensinos fundamental e médio, e atuar como arte-educador em diversas instituições.

Fique ligadoNão há registro ou conselho profissional para os formados em Artes Visuais e a remuneração varia muito. Há boas oportunidades nos editais de incentivo à cultura dos governos municipais, estaduais e federal, que selecionam e financiam projetos e exposições.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]