Ronie é aluno da PUCPR e trabalha com desenvolvimento de projetos de jogos.| Foto: Hedeson Alves / Gazeta do Povo

Verdadeiro ou falso

O tecnólogo em Jogos Digitais vive para jogar video game.

Falso. Segundo os professores consultados, muitos alunos começam o curso com essa ilusão. "Temos alunos que pensam que vão para a aula para jogar, mas proibimos isso", diz Rafael Pereira Dubiela, coordenador na UP. Segundo ele, até há jogos em sala, mas são para análise acadêmica.

Dificilmente o tecnólogo em Jogos Digitais faz grandes games que ficam famosos.

Verdadeiro. Como em qualquer carreira, chegar ao estrelato é difícil. "Até acontece, mas não se alimenta a expectativa nos alunos de que a pessoa vai se formar e fazer o próximo blockbuster", diz Dubiela. Isso porque, no Brasil, o orçamento é limitado e se trabalha mais com pequenos jogos publicitários.

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Curiosidade

Os dois cursos de Tecnologia em Jogos Digitais do Paraná são diferentes. Enquanto o da PUCPR é voltado para a parte de programação, o da UP foca em assuntos relacionados à criatividade.

Quando estamos jogando video game ou games de celular, raramente pensamos no trabalho desenvolvido para chegar àquela diversão. De fato, são quatro grandes etapas – criação, programação, arte e som – em que especialistas trabalham intensamente para um perfeito resultado.

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A carreira de tecnólogo em jogos digitais é relativamente nova no mundo acadêmico. Em Curitiba, são dois cursos, um na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e outro na Universidade Positivo (UP), e nenhum tem turma formada. Os cursos possibilitam aprendizagem para construção de jogos de todas as plataformas: PC, celular, Iphone, Ipad, web, console.

Ronie Neubauer, 26, é aluno do terceiro período do curso da PUCPR e trabalha na área, com desenvolvimento de projetos de jogos para internet, computador e celular. A maioria dos jogos com que ele trabalha é publicitária, feita para divulgação de produtos. Essa é a realidade atual do mercado brasileiro: empresas pequenas que fazem jogos mais simples para publicidade. Segun­­do Fábio Binder, criador e professor do curso de Tecnologia em Jogos Digitais da PUCPR, o mercado está em expansão, mas as empresas não tendem a crescer muito. "A maior da área no país tem em torno de 70 funcionários", diz. Os tecnólogos em jogos digitais recém-formados dificilmente trabalharão no desenvolvimento de grandes jogos. "Nor­mal­­mente, as pessoas têm o sonho de fazer o jogo preferido e chegam no curso pensando as­­sim. A questão é que no país não há muitas empresas fazendo jogos com orçamentos maiores", explica Binder.

Antes de encontrar o curso de Jogos Digitais, Ronie começou duas faculdades – Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação. "Parei as duas no se­gundo ano pois eram muito generalistas, não focavam no que eu queria", conta. O curso da PUCPR que ele faz é mais voltado para programação. Binder ressalta, inclusive, que, formado nesse curso, o profissional poderá trabalhar com programação em qualquer lugar, não necessariamente em empresas especializadas em games.

Segundo Ronie, baixas de alunos ocorreram logo no início do curso, pois havia quem imaginasse a possibilidade de passar aulas inteiras jogando video game. "A gente faz a parte chata do jogo, que, no final, acaba sendo divertida", brinca. Segundo ele, quem pensa em estudar jo­­gos digitais, precisa ter apreço pela criatividade e por criar coisas novas. "Também tem de gostar de jogar e ser muito empenhado", diz. Binder considera que só gostar de jogos não é suficiente: é preciso gostar de construir coisas novas e ter muita paciência. "O caminho desde o primeiro mo­­mento até a venda de um jogo é muito longo", diz.

FICHA TÉCNICA

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Conheça mais detalhes sobre o curso e a profissão:

Onde estudarSegundo o MEC, duas instituições oferecem o curso no estado: PUCPR e UP.

Duração do curso2 anos e meio (UP) e 3 anos (PUCPR).

DisciplinasNa PUCPR, o curso é mais voltado para programação, com matérias específicas para cada plataforma, além de Game Design, Ilustração 2D, Modelagem 3D, Técnica de Áudio. Na UP, as matérias são mais voltadas para Game Desgin e 3D. A cada dois meses, os alunos apresentam protótipos e o trabalho de graduação é a construção de um jogo.

MercadoO mercado está em expansão e, em grande parte, é formado por empresas de pequeno porte que trabalham quase que exclusivamente com jogos publicitários. Além disso, o aquecimento do mercado permite a possibilidade de o profissional abrir sua própria empresa. O curso também possibilita trabalhar na área de programação.

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