Philip França, advogado e coordenador da Tuiuti, atua na área do Direito Ambiental| Foto: Daniel Castelano/Gazeta do Povo

O curso

Conheça algumas disciplinas da grade curricular da Positivo

1º período

Sociologia Geral

3º período

Direito Penal I

5º período

Direito Constitucional V

7º período

Estágio Supervisionado – Prática Processual I

9º período

Direito Agrário

CARREGANDO :)

Falso ou verdadeiro?

A maioria dos recém-formados presta concurso público?

R: Verdadeiro

A formação jurídica permite ao profissional desenvolver com exclusividade uma série de funções públicas. "Quase toda semana há concurso público que exige o diploma de bacharel de Direito. Talvez, por isso, tantas pessoas procurem o curso", afirma Marcos Alves da Silva, da Positivo.

O bom advogado é aquele que fala bem em público?

R: Falso

A facilidade de escrever costuma ser mais importante do que o domínio da expressão oral. "No Brasil, o desenvolvimento do processo se dá mais na parte escrita, no desenvolvimento de petições. Muitas vezes não há o convencimento oral do juiz", destaca Silva.

Somente em 2007, 82.830 pessoas se formaram em Direito no Brasil, número que representa quase 11% do total dos concluintes de cursos de graduação presenciais naquele ano. Apesar do grande número de formandos que ingressam no mercado de trabalho, novos campos de atuação se encarregam de absorver os profissionais que conseguem enxergar as oportunidades. Áreas como Direito Am­­bien­tal, Previdenciário, Internacional e do Consumidor apresentam possibilidades reais de ganho, assim como a análise de questões jurídicas relacionadas à internet e à prestação de serviços pela rede.

Publicidade

O coordenador do curso de Direito da Universidade Positivo (UP), Marcos Alves da Silva, explica que não existe um novo ramo jurídico voltado exclusivamente para a web, mas legislações antigas têm sido utilizadas para regular o setor. "Velhos direitos ganham uma face nova com a internet. A questão voltada a direitos autorais constitui um campo típico, da mesma forma que os contratos feitos via internet", exemplifica.

Outra área de atuação que deve absorver grande número de profissionais é a arbitragem: para fugir da lentidão da justiça, as partes em conflito contratam um árbitro (que tenha conhecimento jurídico para resolver determinadas questões) para analisar o problema e chegar a uma decisão.

Segundo o advogado e coordenador do curso de Direito da Uni­­versidade Tuiuti do Paraná (UTP), Phillip Gil França, a tendência é que os profissionais busquem setores cada vez mais específicos de atuação. "Atuo como advogado principalmente na área do Direito Administrativo. Mas estou afunilando os meus estudos no setor de regulação ambiental, que é uma das áreas deste ramo. Explico aos clientes como podem proceder para que sua empresa esteja regularizada frente aos órgãos am­­bien­tais", conta. França ressalta que, embora seja uma área recente, o Direito Ambiental já é exigido em concursos públicos. "Ele foi cobrado em três questões no último exame da Ordem (dos Advogados do Brasil, a OAB) e vai entrar também no próximo concurso para ingresso na carreira de juiz estadual", diz.

Funções

O bacharel em Direito tem três áreas principais de atuação: a advocacia, a magistratura (juiz) e o Mi­­nistério Público (promotor ou pro­curador). Para ser advogado, é pre­ciso conseguir a aprovação no exame da Ordem. Nas demais carreiras, é obrigatório prestar concurso pú­­blico e ter pelo menos três anos de experiência profissional em atividades exclusivas do bacharel em Direito, como analista jurídico.

Publicidade

Saiba mais sobre o bacharelado em Direito

Faculdades

Existem no Paraná 84 cursos de Direito, entre eles o da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e de todas as universidades estaduais. Em Curitiba, o curso é ofertado por várias particulares, como a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a Universidade Tuiuti (UTP), a Universidade Positivo (UP) e as Faculdades Curitiba.

Remuneração

Um procurador de estado no Paraná inicia a carreira ganhando cerca de R$ 10 mil.

Publicidade

A remuneração inicial de um juiz substituto do Tribunal de Justiça do Paraná é de aproximadamente R$ 20 mil.