Verdadeiro ou Falso?
O produtor cênico vai trabalhar na montagem de peças de teatro e nos bastidores de programas de tevê.
Falso. O profissional também pode atuar em rádio, cinema, órgãos públicos e empresas privadas, instituições de cultura e pesquisa, assessoria a áreas culturais, fundações, órgãos de difusão e cultura, empresas de lazer e turismo, instituições e centros de pesquisas culturais, empresas de consultorias, apresentações didático-artísticas, agências de publicidade e propaganda e eventos.
O profissional está na carreira artística, mas não é ator.
Verdadeiro. O curso tecnólogo não tem a pretensão de formar atores, apesar de alguns alunos terem essa meta. O objetivo do curso é voltado para a formação de pessoas que sejam capazes de atuar na produção de espetáculos, com noções de orçamento, gestão, legislação cultural, crítica, planejamento e aprofundamento do pensamento teórico e crítico sobre a área.
O universo artístico mais próximo, e com o suporte de uma universidade. Quem procura pelo curso de Tecnólogo em Produção Cênica, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pode atuar na produção de espetáculos de teatro, dança, cinema, música e vídeo.
Segundo o coordenador, o professor de História do Teatro e de Literatura Dramática Allan Valenza da Silveira, trata-se de um curso pioneiro, que, ao lado de mais dois ou três existentes no país, está formando sua primeira turma neste ano. "Como é uma opção nova, os desafios para os formados nesta área são grandes, pois serão desbravadores e responsáveis pela formação de um caráter mais definitivo para a profissão no mercado de trabalho", afirma. A oferta dá um passo em direção de uma maior profissionalização da área artística, ou das artes cênicas, instrumentalizando os estudantes com noções sobre orçamento, gestão, legislação cultural, crítica, planejamento, além da experimentação de diversas linguagens cênicas e do aprofundamento do pensamento teórico e crítico sobre a área.
As aulas se dividem em quatro grandes áreas: Teórica, Tecnologia Cênica, Prática Cênica e Produção Cênica. Além de os alunos dedicarem-se ao estudo dos aspectos teóricos e práticos das artes cênicas para serem capazes de elaborar livros didáticos ou fazer crítica teatral em jornais, revistas, rádio, televisão ou sites da internet, eles podem se dedicar à criação de cenários e de ambientes (cenografia), cuidar do vestuário (figurino e indumentária), das particularidades relativas à sonorização de espetáculos (sonoplastia, música de cena e desenho de som), elaborar e executar projetos de iluminação cênica.
Remuneração
Por se tratar de uma área com grande variedade de locais de atuação e funções, não é possível estimar a remuneração deste profissional. "Vai depender dos projetos nos quais os formados se envolvam. Se for um que busque uma inovação de linguagem no campo das artes cênicas, com uma difusão menor no público, é provável que o resultado monetário seja muitas vezes baixo; mas também há grandes projetos, resultado muitas vezes de editais públicos ou privados de financiamento, o que fará com que os rendimentos possam ser muito altos", explica Allan.
Ele lembra que a área da cultura é sempre instável e é por isso que o objetivo do curso é fazer com que os alunos não fiquem somente com a vocação para as artes, mas a transformem em profissão e sejam capazes de gerir e planejar a própria carreira.
Ficha Técnica
Conheça mais sobre o Tecnólogo em Produção Cênica:
Quem ofertaNo Parana, só a UFPR oferece o curso, que é tecnólogo.
DuraçãoSeis semestres letivos, ou três anos. O currículo totaliza 1,8 mil horas aulas, com teoria e prática.
PeríodoNoturno.
VagasQuarenta e cinco anuais, com um ingresso por ano.
ConcorrênciaMédia de três concorrentes por vaga, na UFPR.
CustosNão há custo para os alunos.
MetodologiaNo decorrer do curso há disciplinas práticas ligadas à interpretação, e ao final de cada semestre os alunos apresentam trabalhos práticos desenvolvidos durante as aulas. Os dois últimos semestres são destinados à elaboração e execução de projeto de montagem.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas