Rafael Sieben, 23 anos, deixou o curso de Direito para tentar a carreira de piloto| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Ederlei Alcantara (à direita) conseguiu terminar o curso de piloto privado com a ajuda de uma bolsa da Anac e agora segue o de piloto comercial

Para eles não existe feriado ou finais de semana. Basta um pouco de sol e o Aeroporto Bacacheri, em Curitiba, se enche de estudantes dos cursos de formação para pilotos interessados em acumular horas de voo. O empenho é necessário para conseguir terminar o curso e enfrentar um mercado competitivo. Mas quem pensa que para eles isso é um sacrifício, está enganado. Todo esforço é recompensado pelo prazer de voar.

CARREGANDO :)

"Pilotar é uma sensação maravilhosa, indescritível. Compensa enfrentar qualquer coisa pelo que você passa lá em cima", afirma Rafael Sieben, 23 anos, que deixou o curso de Direito para tentar a carreira de piloto. Ele já superou o nível de piloto privado e agora acumula horas de voo para tirar a carteira de piloto comercial. "Em Curitiba pode demorar mais porque a meteorologia atrapalha bastante, mas nada que não se possa vencer", diz.

De acordo com o presidente do Aeroclube do Paraná, Mário Tetto Sobrinho, o mercado de trabalho para pilotos – e também para outras funções do setor, como a de comissário de voo e de mecânico de aeronaves – é promissor. Os investimentos para terminar os cursos correspondentes não são maiores que os necessários para concluir uma faculdade.

Publicidade

A informação é confirmada por estudantes como Ederlei Alcantara, 30 anos, que além de fazer aulas práticas é aluno dos cursos teóricos da Faculdade de CiênciasAeronáuticas da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Com a ajuda de uma bolsa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ele conseguiu terminar o curso de piloto privado e continua agora o de piloto comercial. "Eu sempre achei que pilotar um avião era um sonho muito longínquo e caro, mas o ideal venceu esses obstáculos e percebi que não é tão difícil assim", comemora.

>>>Como ser piloto comercial?

O grande sonho da maior parte dos estudantes dos aeroclubes é chegar ao posto de piloto comercial em uma grande companhia. Para isso, é preciso começar um longo caminho que começa com o de tirar a carteira como "piloto privado". Confira.

1º passo: tirar a carteira como Piloto Privado (PP)

É necessário:

Publicidade

- Passar em uma prova teórica na Anac, para a qual é possível fazer um curso ou estudar sozinho.

- Começar a fazer horas de voo em um aeroclube ou escola de pilotagem.

- Depois de 35 horas de voo, o candidato poderá fazer a prova da Anac e, se passar, tirar a Carteira de Habilitação Técnica (CHT) específica.

2º passo: tirar a carteira como Piloto Comercial (PC)

É necessário:

Publicidade

- Possuir a CHT como PP.

- Mais aulas teóricas.

- Fazer no mínimo mais 115 horas de voo, das quais 60 têm de ser "navegações" (voo por instrumentos, com no mínimo 40 milhas de distância).

- Fazer outra prova na Anac para obter a CHT como PC.

Formado, e agora?

Publicidade

Para conseguir lugar em uma grande companhia é necessário, além disso:

- Inglês, com proficiência nível 4

- Categoria de CHT como piloto "Multimotor", para o qual o novo piloto deve fazer um curso específico. Isso acontece porque tanto no nível PP como PC, o novo piloto comanda apenas aeronaves monomotoras.

- Horas de voo: grandes empresas chegam a exigir que os candidatos tenham pelo menos 1000 horas de voo para participar do processo de seleção. Nas menos famosas, no entanto, é possível pleitear vagas com menos horas de voo.

Quanto custa?

Publicidade

Depende muito da escola. No Aeroclube do Paraná, por ser uma entidade sem fins lucrativos, o estudante desembolsa R$ 75 mil no mínimo para terminar o curso de PP e PC. Em outras escolas, o estudante não paga menos de R$ 150 mil.

A Anac, por outro lado, costuma oferecer bolsas em alguns períodos do ano para pessoas interessadas. Confira como foi o último processo no site da Anac.

Onde fazer?

Aulas práticas e teóricas

Aeroclube ParanáEndereço: Aeroporto Bacacheri, Hangar 20Telefone: (41) 32563003www.aeroclubeparana.com.br

Publicidade

Aerocon - Escola de Aviação CivilEndereço: Aeroporto Bacacheri, Hangar 37Telefone: (41) 30274661 ou (41) 32561103www.aerocon.com.br

Aulas teóricasCWB – Escola de Aviação CivilAeroporto do BacacheriFone: (41) 3205-9300www.cwbescola.com.br

Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)A UTP possui três cursos teóricos voltados para pessoas que queiram pilotar aviões ou para pilotos que queiram aprofundar nos seus conhecimentos. Os cursos são os seguintes:

- Curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo

- Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves

Publicidade

- Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves