Reforma ortográfica deu uma chance de emprego para Valquíria| Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo

O curso

Confira algumas disciplinas da grade curricular da Licenciatura em Letras – Português/Inglês da UTFPR

1º período

Linguística geral

Fundamentos da literatura

3º período

Língua inglesa: inglês intermediário

5º período

Metodologia de ensino de língua portuguesa

7º período

Libras

CARREGANDO :)

Perfil

O curso tem habilitações para vários idiomas

Faculdades

Há 103 cursos de Letras no Paraná. Todas as universidades públicas do estado, federais e estaduais, oferecem a graduação.

Remuneração

Não há referência para o salário de revisores, mas na carreira de professor o piso salarial nacional, sancionado em julho de 2008, é de R$ 950.

Falso ou verdadeiro?

O curso de Letras forma escritores

X Falso. Apesar de ensinar literatura, o curso não forma escritores. "Isso depende de talento pessoal, um talento nato. E não é um curso que vai dar", esclarece Strogenski, da UTFPR.

O magistério é a principal área de atuação

V Verdadeiro. Por mais que existam outras funções que o profissional possa desempenhar, dar aulas ainda é a principal ocupação da maior parte dos graduados.

Publicidade

A professora aposentada Valquíria Mollinari, 62 anos, ainda está na ativa. Mas não em sala de aula. Com a implantação do acordo ortográfico da língua portuguesa no início do ano, o mercado de trabalho para os revisores se aqueceu. Ela, que até então fazia trabalhos de revisão como free-lancer para a Editora Positivo, foi contratada pela empresa para essa atividade minuciosa. "Não é um trabalho somente ortográfico. Para nos certificarmos de que está tudo certo é preciso entender o texto e o contexto do que estamos lendo. É necessário fazer a interpretação. Uma vírgula fora do lugar pode comprometer o sentido", conta.

O dia-a-dia é tradicional, descreve Valquíria, com 8 horas de trabalho por dia, cartão de ponto e escritório. A diferença mais marcante está no silêncio, que predomina durante o expediente para favorecer a concentração e a atenção da equipe, requisitos para o bom desenvolvimento do trabalho.

Não é regra, mas normalmente os profissionais que atuam como revisores são formados em Letras. O graduado nessa área pode realizar atividades como as de revisor, editor e crítico literário. Outras funções dependem da habilitação. Na licenciatura, o estudante se tornará professor de ensino básico. No bacharelado, o foco é a pesquisa acadêmica ou até a tradução. Nas duas formas, é possível ainda escolher outras línguas para estudar.

No caso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a opção é única por enquanto, pois a graduação ainda é nova. O curso de Licenciatura em Letras – Português/ Inglês deve receber sua terceira turma no meio do ano. De acordo com o professor Paulo Strogenski, chefe do Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão, a tônica do curso é formar bons professores. Os planos para o futuro já incluem outros idiomas, como espanhol, francês e alemão.

Strogenski conta que o que se espera do profissional hoje em dia é que, além do conhecimento técnico de sua área, seja maleável e se adapte a situações diferentes. Para isso, uma boa formação genérica é necessária, com conhecimentos sobre a sociedade, ética e política. "Além disso, claro, tem de haver certa paixão pela coisa. É preciso gostar de literatura e de estudar línguas", explica.

Publicidade

O mercado está carente de profissionais. Não há dados para as funções paralelas, mas no caso do magistério o Censo Escolar 2007, divulgado pelo Ministério da Educação no fim de maio, mostra que 600 mil professores no país não têm curso superior ou estão dando aulas em disciplinas de áreas diferentes para as quais foram formados. No Paraná, 7 mil não teriam a habilitação necessária para atuar em sala de aula. Apesar de os números serem gerais, já que envolvem todas as licenciaturas e não somente Letras, dão uma ideia da falta de professores corretamente capacitados.