Veja como ajudar seu organismo a fazer as pazes com o relógio:
>> Existe a impressão de que o dia "dura mais", mas tome cuidado para não dormir tarde da noite e não prejudicar o dia seguinte.
>> Evite consumir alimentos e bebidas estimulantes antes de dormir.
>> Aproveite as últimas horas do dia para relaxar.
>> Deixe as cortinas abertas e aproveite a luminosidade da manhã, ela ajuda o corpo a se adaptar.
>> Se precisa levantar muito cedo, quando ainda está escuro, alongue-se e se alimente bem para começar o dia e os estudos com ânimo.
Assim como quando se viaja para um país com fuso horário diferente, ao entrarmos no horário de verão é alterada a rotina de sono, da fome e, é claro, dos estudos, especialmente para quem tem aquela rotina bem estruturada ao longo do dia. Mas, segundo a médica Maria Inês Ceschin Lorusso, especialista em clínica-geral do Hospital Cajuru, a melhor forma de passar por esse período de adaptação rapidamente é aceitar a mudança o quanto antes e manter as rotinas. "Se está acostumado a estudar das 16 às 18 horas, não é porque às 19 horas ainda está claro que vai estender os estudos. Vai ter prejuízos na sequência", alerta.
Adaptação
Há quem diga que a adaptação do corpo ao novo horário demore de sete a dez dias, dependendo do organismo de cada pessoa. Mas, segundo a psicopedagoga Úrsula Mariane Simons, professora da pós-graduação em Psicopedagogia da Universidade Tuiuti, dois dias são suficientes para colocar tudo de volta aos eixos. "É uma questão de flexibilização. Se a pessoa fica se queixando sobre como é difícil, acaba criando uma pré-disposição para essa desadaptação."
Para Úrsula, disciplina é a palavra-chave. Alunos que dormem tarde nesses dias não conseguem acompanhar as aulas pela manhã, "desmaiando" na carteira. Aí a culpa sobra para o horário de verão.
História
O horário de verão foi adotado pela primeira vez em 1931, no governo de Getúlio Vargas, e é um mecanismo para diminuir o consumo de energia elétrica nos horários de pico, entre 18 e 21 horas. No dia 26 de fevereiro de 2012, o horário volta ao normal.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião