Veja como ajudar seu organismo a fazer as pazes com o relógio:

>> Existe a impressão de que o dia "dura mais", mas tome cuidado para não dormir tarde da noite e não prejudicar o dia seguinte.

>> Evite consumir alimentos e bebidas estimulantes antes de dormir.

>> Aproveite as últimas horas do dia para relaxar.

>> Deixe as cortinas abertas e aproveite a luminosidade da manhã, ela ajuda o corpo a se adaptar.

>> Se precisa levantar muito cedo, quando ainda está escuro, alongue-se e se alimente bem para começar o dia – e os estudos – com ânimo.

CARREGANDO :)

Assim como quando se viaja para um país com fuso horário diferente, ao entrarmos no horário de verão é alterada a rotina de sono, da fome e, é claro, dos estudos, especialmente para quem tem aquela rotina bem estruturada ao longo do dia. Mas, segundo a médica Maria Inês Ceschin Lorusso, especialista em clínica-geral do Hospital Cajuru, a melhor forma de passar por esse período de adaptação rapidamente é aceitar a mudança o quanto antes e manter as rotinas. "Se está acostumado a estudar das 16 às 18 horas, não é porque às 19 horas ainda está claro que vai estender os estudos. Vai ter prejuízos na sequência", alerta.

Publicidade

Adaptação

Há quem diga que a adaptação do corpo ao novo horário demore de sete a dez dias, dependendo do organismo de cada pessoa. Mas, segundo a psicopedagoga Úrsula Mariane Simons, professora da pós-graduação em Psicopedagogia da Universidade Tuiuti, dois dias são suficientes para colocar tudo de volta aos eixos. "É uma questão de flexibilização. Se a pessoa fica se queixando sobre como é difícil, acaba criando uma pré-disposição para essa desadaptação."

Para Úrsula, disciplina é a palavra-chave. Alunos que dormem tarde nesses dias não conseguem acompanhar as aulas pela manhã, "desmaiando" na carteira. Aí a culpa sobra para o horário de verão.

História

O horário de verão foi adotado pela primeira vez em 1931, no governo de Getúlio Vargas, e é um mecanismo para diminuir o consumo de energia elétrica nos horários de pico, entre 18 e 21 horas. No dia 26 de fevereiro de 2012, o horário volta ao normal.

Publicidade