Em nova rodada de perguntas pelo Facebook, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (8) que irá anunciar até o fim do mês uma nova etapa do Pronatec (programa de ensino técnico do governo federal).
Segundo ela, o governo pretende incluir cursos de gestão de microempreendedores individuais e pequenos empresários. A Folha de S.Paulo mostrou na semana passada que a presidente tem turbinado seus principais programas com vistas às eleições deste ano.
Até junho, ela deverá lançar a terceira etapa do Minha Casa, Minha Vida, às vésperas do início oficial da campanha ao Palácio do Planalto.
Hoje, Dilma disse na rede social que o Pronatec "vai se tornar sim uma política de Estado". "Este programa é um dos pilares da política educacional de todo e qualquer país desenvolvido", afirmou.
Segundo ela, o Pronatec é um dos principais legados deixados pelo seu mandato na área da educação. Ela citou também o programa das 6.000 creches, as 60 mil escolas de tempo integral, o aumento das vagas nas universidades federais, junto com a lei de cotas, a ampliação para 1,6 milhão contratos de financiamento para educação superior e o Ciência sem Fronteiras.
"A nossa meta é até o final do ano chegarmos a 8 milhões de matrículas. Hoje, nós temos 6,89 milhões de matrículas realizadas. Portanto, temos a certeza que chegaremos aos 8 milhões, se não a um pouco mais", disse ela.
Eleições
A ideia, entretanto, é que a ampliação do Pronatec seja um dos principais compromissos de campanha de Dilma, que, com um novo pacote de anúncios, pretende vitaminar não só ele, mas também o Bolsa Família e o Brasil sem Miséria.
Dentre as propostas analisadas está a de um bônus, ainda sem valor fixado, para os beneficiários do Bolsa Família que se matricularem no Pronatec. Também está em gestação no núcleo da reeleição contemplar aos formandos de ensino técnico do programa com uma bolsa, por um prazo de até seis meses, até que eles assinem seu primeiro contrato de trabalho.
A preocupação do governo em vitaminar suas principais marcas segue avaliação informal de que, às vésperas do anúncio oficial de sua candidatura, Dilma precisa "personalizar" sua gestão. Tanto o Minha Casa, Minha Vida, quanto o Bolsa Família são projetos herdados da gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além do Pronatec, a presidente também venderá o Mais Médicos como trunfo durante a campanha.
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Big Brother tributário: revogação de norma do Pix não reduzirá fiscalização da Receita
Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados
AGU age como braço jurídico do governo, mas não tem competência para processar a Meta