Universitários não conseguiram participar do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) realizado neste último domingo (6) por causa de mudanças nos locais de prova. O Inep (órgão vinculado ao Ministério da Educação e responsável pelo Enade) alterou a divisão das turmas durante o processo de divulgação do ensalamento, mas alguns alunos alegam não terem sido avisados das modificações. O órgão não divulgou a quantidade de alunos afetados, mas estão confirmados casos no Espírito Santo e na cidade de Curitiba.
Emanuella Nazari dos Santos, aluna do último ano de engenharia de produção na FAE, em Curitiba, foi uma das pessoas prejudicadas pela alteração no ensalamento. No dia 24 de outubro, a estudante imprimiu um documento, cedido no site do Inep, informando que ela faria a prova no Colégio Professor Brandão, no bairro Alto da Glória, em Curitiba. No domingo passado, ao chegar às 12h30 na instituição de ensino indicada, descobriu que a prova dela era em outro lugar, no Colégio Bagozzi, no Portão. "Cheguei às 13h20 e tive de assinar a lista dos atrasados", lamenta a estudante.
O Inep afirma ter comunicado as mudanças nos locais de prova pelo e-mail informado pelo aluno no ato da inscrição do Exame. O órgão insiste ainda ter avisado das alterações para "todos os pesquisadores institucionais e coordenadores de curso recomendando que essa informação fosse reforçada junto aos estudantes, solicitando ainda que a IES divulgasse amplamente os locais de prova". Mesmo assim, Emanuella e outros estudantes afirmam não ter recebido a informação e estudam a possibilidade de recorrer judicialmente caso não consigam se formar pela ausência na avaliação.
De acordo com o Inep, os universitários que perderam a prova do Enade por problemas de ensalamento não deverão ter problemas para colar grau. O órgão prometeu divulgar novas orientações nos próximos dias no site do Enade.
>>> E você, também teve problemas para fazer o Enade? Faça o seu comentário!
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; assista ao Entrelinhas
Deixe sua opinião