No Paraná

Em São José dos Pinhais (PR), a FAE Centro Universitário ofereceu para a comunidade consultorias gratuitas sobre finanças, adoção, voluntariado, imposto de renda e ações sociais. O atendimento ocorreu no Shopping São José. Durante o evento, a FAE apresentou os projetos "Falando em dinheiro", sobre finanças pessoais, e o "Amansando o Leão", para quem deseja direcionar o pagamento do Imposto de Renda para projetos sociais.

O Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba) participou da ação nas escolas Escola Municipal Omar Sabbag e na Escola Municipal Irati. Na ocasião, estudantes e professores de Direito prestaram esclarecimentos sobre pensão alimentícia, alimentos gravídicos, divórcio, direito do trabalho e do consumidor, entre outros.

"Fazer este tipo de atendimento junto à comunidade é uma maneira muito interessante de praticar o exercício da profissão de advogado. Além de ser uma forma de ajudar ao próximo, facilitando e democratizando o acesso à Justiça", afirma a professora Cintia Rubim, supervisora do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmica (NPEA) do Unicuritiba.

Dia da Cidadania Especial

Várias universidades de Curitiba aproveitaram que o dia 21 de setembro também é o Dia da Cidadania Especial (Dices), e participaram do evento programado no Parque Barigui para celebrar a cidadania da pessoa com deficiência. Durante todo o dia foram promovidas atividades de lazer, cultura, esporte, saúde e outros serviços.

Entre as participantes, a Universidade Positivo apresentou a canoagem como ferramenta na educação ambiental inclusiva o grupo Uninter promoveu minioficina de Libras e a Universidade Tuiuti ofereceu orientação vocacional, avaliação postural, informações antitabagismo e avaliação e orientação nutricional.

CARREGANDO :)

Instituições de ensino superior realizaram no último sábado (21) ações sociais voltadas para as necessidades da comunidade. Essa foi a nona vez em que foi promovido o Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior Particular, com atividades nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente.

Segundo a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, cada instituição criou a sua própria programação. A ideia foi mobilizar 700 unidades de ensino das cinco regiões do país. Em Brasília, 18 instituições ofereceram serviços à comunidade.

Publicidade

O professor de psicologia André Moniz disse que as atividades fazem com que haja maior proximidade com a comunidade. Ele foi um dos responsáveis por palestras de orientação a pais sobre criação de filhos e sobre mercado de trabalho.

"A gente abre as portas para acolher a comunidade, tratar de dificuldades reais, com dicas baseadas na psicologia para resolver problemas", disse. A estudante de psicologia Anna Talita de Araújo, 19 anos, participou das palestras como monitora. "É importante todo mundo participar", disse.

A estudante Loyane Moreira, 29 anos, aproveitou uma palestra sobre direito previdenciário e do trabalho para conhecer mais a área. "A palestra é sobre tema pouco conhecido. Faltam advogados nessa área. E todo mundo conhece um vizinho, um amigo ou algum parente com problemas na área", disse.

As faculdades também ofereceram serviços de assistência jurídica, curso de reaproveitamento de óleo culinário na produção de sabão e detergente, oficina literária e de Libras, além de orientação técnica de engenharia e arquitetura para projetos de reforma, ampliação e construção de casas ou apartamentos, entre outras atividades.