O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (23), no Diário Oficial da União, uma portaria que regulamenta a distribuição de vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni). As bolsas podem ser distribuídas a alunos aprovados no vestibular das instituições de ensino superior em 2012 e também para aqueles já matriculados em anos anteriores.
Cada instituição deve escolher se adota a portaria ou se transfere o número de bolsas que sobraram para o próximo ano. Nas instituições que adotem a portaria, poderão receber bolsas alunos selecionados no vestibular -terão prioridade aqueles com melhor classificação - e também universitários matriculados em anos anteriores. Nesse último caso, a escolha será feita de acordo com o desempenho acadêmico dos estudantes.
As instituições de ensino superior têm de 26 de março a 5 de abril para decidir se seguirão os termos previstos na portaria do MEC.
Programa
O processo seletivo do ProUni teve recorde de inscritos em 2012, 1.208.398 candidatos. Foram oferecidas 195 mil bolsas, sendo 98 mil integrais e 96 mil parciais, que custeiam 50% da mensalidade.
No total, o sistema recebeu 2.323.546 inscrições cada estudante pode escolher até dois cursos, indicando sua prioridade. São Paulo foi o estado com o maior número de inscritos: 211 mil. Em seguida vêm Minas Gerais, com 151 mil; Bahia, com 92 mil; Rio Grande do Sul, com 82 mil, e Rio de Janeiro, com 73 mil.