A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o município de Morretes estudam a possibilidade de criar um câmpus na cidade litorânea. O pedido partiu da prefeitura e também há interesse por parte da universidade em expandir seus cursos. No entanto, a inauguração de uma nova sede depende de uma série de análises técnicas, além da necessidade de aprovação por parte da Assembleia Legislativa e do Ministério da Educação. Ainda não há prazos para concretização do projeto.

CARREGANDO :)

O plano se tornou viável com a recente doação de um espaço pertencente ao governo do estado à prefeitura de Morretes. No último sábado (25), o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns entregou a gestão do Centro de Eventos à cidade. O local abrigou uma antiga fábrica de papel, foi recentemente reformado e possui em torno de 5 mil metros quadrados de construção. O Centro de Eventos deve receber o novo câmpus da UFPR.

O prefeito Helder Teófilo dos Santos já se reuniu com o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, para tratar do projeto. Agora, a minuta que transfere a estrutura ao município deve ser aprovada pelos deputados estaduais. Em seguida, uma comissão montada pela UFPR vai levantar as necessidades da região. Segundo a assessoria da universidade, há a preocupação de se evitar a criação de cursos já existentes na UFPR Litoral. As adaptações necessárias à infraestrutura e os custos da nova instalação devem ser aprovadas pelo Ministério da Educação. Este é o segundo projeto de ampliação que a UFPR anuncia neste ano. Em abril, a universidade confirmou o plano de criar um campus na cidade de Jandaia do Sul, no Norte do estado. A comissão responsável pelos estudos dessa futura sede já iniciou os trabalhos.

Publicidade