A Universidade de São Paulo (USP) caiu do 158º lugar no ranking da Times Higher Education, divulgado na última quarta-feira (02), e agora está entre as 250 melhores instituições do mundo. Já a Unicamp, segunda melhor colocada brasileira, não está sequer entre as 300 melhores.
Hoje há 26 nações no topo -- nenhuma da América Latina. Ocupam o primeiro lugar os Estados Unidos, com 77 universidades, seguidos de Reino Unido, com 31, e Holanda, com 12. O Instituto Tecnológico da Califórnia ocupa o primeiro lugar, seguido das universidades de Harvard, Oxford e Stanford. O Massachusetts Institute of Technology (MIT) também está entre as dez melhores.
O editor do ranking, Phil Baty, diz que este foi um ano ruim para o Brasil, mas que o país ainda é um centro de excelência em Ciências Biológicas e que o Ciência Sem Fronteiras pode estimular a internacionalização das instituições do Brasil.
Acesse o ranking pelo endereço http://www.timeshighereducation.co.uk/world-university-rankings/
Segundo Elizabeth Gibney, repórter especialista em rankings da revista Times Higher Education, o desempenho da USP caiu em muitos indicadores, em especial, em relação ao doutorado para estudantes de licenciatura e o número de doutoramentos atribuídos por docentes ,"o que dá a sensação de como uma instituição é comprometida em nutrir a próxima geração de acadêmicos." Ela diz que o número de publicações acadêmicas em revistas de classe mundial está crescendo no Brasil e que o investimento em ciência e educação como um todo estão aumentando.
"Na verdade, o Brasil tem melhorado consideravelmente nos últimos anos, trabalhando duro para internacionalizar as suas instituições de topo e de pesquisa. Pode ser que nós estejamos vendo uma desaceleração natural desse progresso, é preciso mais esforço para fazer ganhos menores, enquanto outras universidades ao redor do mundo estão melhorando rapidamente", afirma.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Deixe sua opinião