Os professores, técnico-administrativos e estudantes das instituições federais de ensino superior do Paraná, que estão em greve, realizam uma passeata em protesto contra as condições de trabalho e salários na manhã desta quinta-feira (14) no centro de Curitiba. A expectativa é que mais de mil pessoas participem do ato, que pretende "levar para a população curitibana as principais bandeiras de luta desses segmentos, que lutam pela valorização do serviço público, por melhores condições de trabalho e de ensino", segundo nota divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Paraná (Sinditest).
O grupo deve reunir docentes, servidores e alunos de três instituições de ensino federal no estado: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Instituto Federal do Paraná (IFPR). Estão confirmadas também, segundo o Sinditest, manifestações em Apucarana e Londrina.
Trajeto
A passeata deve começar na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba, em frente ao prédio histórico da UFPR. A concentração deve começar a partir das 9 horas. Em horário ainda não definido, próximo das 10 horas, os manifestantes seguem pelas Ruas João Negrão e Marechal Deodoro até a Boca Maldita, no calçadão da Rua XV de Novembro, também no centro da capital.
Em todo o Brasil, cerca de 50 instituições federais estão em greve. O Sinditest acredita que o governo federal se recusa a apresentar propostas para as reivindicações "prolongando a agonia daqueles que utilizam os serviços públicos oferecidos pelas universidades e hospitais universitários", segundo nota do sindicato.
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF
Deixe sua opinião