Para comemorar o aniversário de 20 anos de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, estudantes das Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil) em parceria com a prefeitura da cidade, lançaram no mês passado o site do projeto "Pinhais 20 anos" (www.pinhais.pr.gov.br/20anos/).
O objetivo é resgatar a história da emancipação política do município, que aconteceu em 1992. Alunas dos cursos de Jornalismo, Administração de Empresas, Secretariado Executivo e Serviço Social iniciaram em abril uma ampla pesquisa sobre a cidade e já descobriram várias curiosidades sobre a história política da região.
Estudante de Administração, Daiane Terezinha Scheffer, 28 anos, conta que há duas décadas Pinhais era um distrito de Piraquara, embora as duas regiões tivessem desenvolvido aspirações diferentes. Diversas indústrias haviam se instalado em Pinhais, pois Piraquara abrigava uma série de mananciais e apresentava um perfil ecológico, de preservação das suas nascentes de água. "Em 15 de dezembro de 1991 houve um plebiscito para perguntar aos moradores se eles queriam a emancipação. Das 22.310 pessoas que votaram, 87% foram favoráveis", afirma.
Tudo isso Daiane descobriu a partir de entrevistas e análise de documentos. O estudo resultará na publicação de um livro, que será lançado no dia 20 de março de 2012, data da emancipação do município. Além de contar horas como atividade extracurricular, Daiane diz que a pesquisa permite que os participantes conheçam um pouco mais do local onde vivem, já que todos moram em Pinhais. "Estou descobrindo como as coisas que interferem hoje na minha vida iniciaram."
Relatório da PF diz que militares usariam armas pesadas e envenenamento contra Lula, Alckmin e Moraes
Quem são os “kids pretos”, alvos da PF por suposto plano para matar Lula, Alckmin e Moraes
Texto do Brasil é aprovado no G20; Milei se opõe à Agenda 2030 e a limite à liberdade de expressão
Decisão do STF que flexibiliza estabilidade de servidores adianta reforma administrativa