Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reconhecimento

Alunos de Curitiba são finalistas da Imagine Cup

Luiz Monclar, Eduardo Schildt, Rhandros Dembicki e Robson Sewo trabalham desde dezembro no desenvolvimento do jogoLiaison. | Marcelo Andrade / Gazeta do Povo
Luiz Monclar, Eduardo Schildt, Rhandros Dembicki e Robson Sewo trabalham desde dezembro no desenvolvimento do jogoLiaison. (Foto: Marcelo Andrade / Gazeta do Povo)

Luiz Henrique Gomes Monclar, 26 anos, passou pelas graduações de Engenharia Ambiental, Artes Visuais e Relações Internacionais sem concluir nenhuma. Depois de um período longe dos estudos e dedicado exclusivamente à sua banda, o próximo passo era cursar Mídias Digitais. Durante a peregrinação por algumas instituições de ensino, Monclar se deparou com um banner na entrada da Universidade Positivo (UP) que determinou o futuro dele.

Sem saber, ele encontrou o que buscava no curso de Tecnologia em Jogos Digitais. A afinidade foi tão grande que Monclar seguiu direto para a pós-graduação em Aplicativos para Jogos Digitais e, em poucos dias, pode ser o dono de um título que nunca tinha almejado. O jogo Liaison, desenvolvido em parceria com os colegas Eduardo Schildt, Rhandros Dembicki e Robson Keidy Sewo, é finalista mundial da Imagine Cup 2014, conhecida como a principal competição para estudantes de tecnologia, promovida pela Microsoft.

Entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, o grupo estará em Seattle, nos Estados Unidos, para a premiação da etapa internacional do torneio. Ao todo, são 34 países participantes da fase final, com projetos nas categorias games, inovação e cidadania. Caso vença o desafio, a equipe receberá US$ 50 mil e terá espaço para divulgar o game no Festival Penny Arcade Expo (PAX), promovido em Seattle, Boston e Melbourne.

Trabalho

O quarteto começou a trabalhar com o desenvolvimento de jogos durante a faculdade. Schildt e Dembicki chegaram a participar do torneio, em 2012, em Sidney, com outra equipe. Para Monclar, ganhar prêmios ou saber onde trabalharia não eram questões que o preocupavam. "Quando comecei, não sabia onde ia trabalhar. Só seguia um sonho. Minha família sempre apoiou, tanto que sou game designer e meu irmão fez o mesmo curso e é programador", diz.

Desde que começou a trabalhar no Liaison, em dezembro de 2013, o grupo tem se empenhado para avançar o projeto, conciliando o tempo entre estudos, trabalho, e o game. O jogo não precisa estar pronto para o prêmio e a previsão é de que esteja finalizado em um ano. "Não sabemos como estará o nível dos outros jogos na competição, mas estamos contando com o apoio dos professores, mesmo sem ser trabalho do curso ou TCC", conta Monclar.

Liaison

Jogo de plataforma desenvolvido para PC e Xbox, o Liaison tem como narrativa a aventura encarada por um menino e seu cachorro. No desenrolar da história, os dois se separam e sombras começam a persegui-los. Apenas juntos e intercalando jogadas, os personagens conseguem resolver os quebra-cabeças e passar pelos desafios.

Jogo feito em Curitiba é finalista em concurso da Microsoft

Os desenvolvedores criaram um jogo que foi selecionado entre todos os inscritos na América Latina para concorrer a um prêmio internacional, o Imagine Cup. O jogo mostra como a ligação entre um menino e seu melhor amigo, um cachorro, pode ajudar a superar desafios.

+ VÍDEOS

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.