A primeira lâmpada LED brasileira está sendo desenvolvida dentro de uma universidade paranaense e deve chegar ao mercado no segundo semestre deste ano. Mais resistente que os produtos importados vendidos hoje, a lâmpada projetada pela Engeled empresa incubada na Universidade Positivo (UP) desde 2008 está em fase final de testes.
Segundo um dos sócios da empresa, Rodrigo Ferraz, estudante de Engenharia Elétrica na UP, a ideia de desenvolver a lâmpada surgiu após visitas a feiras nacionais de iluminação, onde conheceram a tecnologia. Segundo Ferraz, os negócios estavam focados na iluminação decorativa com lâmpadas LED comuns, mas a empresa optou por mudar o rumo e apostar em um produto mais resistente e com mais credibilidade. "O problema das lâmpadas LED comuns é que elas dependem de uma fonte de alimentação que é frágil e queima com frequência. Não há esse problema com as que estamos produzindo", explica.
Preço
O preço do produto ainda será decidido com base em pesquisas com comerciantes e clientes. Por enquanto, a produção está focada na iluminação residencial, mas Ferraz admite que é discutida a possibilidade de investir no mercado industrial. A longo prazo, o desafio é fechar contratos na área de iluminação pública, em que a demanda é muito maior.
Hoje, a Engeled conta com dois sócios e oito funcionários. O vínculo com a UP termina neste mês, mas a empresa já trabalha em escritório próprio para dar continuidade às atividades.