Poty Lazzarotto é um artista tão importante para Curitiba que merece ter seu próprio museu. É o que propõe o arquiteto recém-formado Arthur Brizola, que elaborou como trabalho de conclusão de curso um projeto do que poderia ser o Instituto Poty Lazzarotto.
Brizola conta que a ideia surgiu depois de uma visita a Porto Alegre, onde conheceu o prédio dedicado a Iberê Camargo, importante artista plástico gaúcho. "Percebi que a obra de Poty, prestigiada pelo mundo, não conta com um espaço em Curitiba onde se possa estudar e aprender sobre sua arte", diz.
Para embasar sua pesquisa, ele foi atrás de pessoas próximas do artista. Entre outras fontes, conversou com o ex-prefeito Rafael Greca e com o irmão do artista, João Lazzarotto.
O projeto é bastante detalhado e define, inclusive, qual deveria ser o terreno para a construção do possível museu. O lugar ideal seria em frente a Praça João Cândido, no Alto São Francisco, parte de Curitiba pela qual Poty sempre mostrou especial apreço.
Fora do papel
A simplicidade da estrutura e da fachada faria referência às características da obra de Poty. "Há prismas que são recortados, gerando acessos, balanços e fenestrações, numa interpretação da obra do artista que mantém um traço simples, no entanto, bastante expressivo", explica Brizola. O arquiteto revela que pretende apresentar o projeto ao poder público para torná-lo realidade, contando com a intermediação do irmão do artista.
Mais imagens do projeto
Deixe sua opinião