A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior divulgou nesta quinta-feira (24) os 55 projetos contemplados pelo programa de extensão Universidade Sem Fronteiras. Serão destinados cerca de R$ 4 milhões para os projetos, apresentados por instituições públicas e privadas de ensino superior e pesquisa de todas as regiões do Estado. A relação está disponível no site da Secretaria.
De acordo com Mário Antonello, coordenador da Assessoria de Projetos Estratégicos e do programa USF, a previsão inicial era de aprovação de 40 propostas, mas a secretaria ampliou o número de aprovados em razão da grande quantidade de propostas apresentadas, 395 no total. Novo edital deve sair até março e contemplará mais projetos. As propostas não aprovadas neste ano poderão ser reapresentadas.
"Devemos contar com orçamento maior no próximo ano", afirmou Antonello. O orçamento foi inferior aos anos anteriores da vigência do programa, pois foi definido antes da aprovação da lei que instituiu o USF, em 2010. Cada projeto receberá até R$ 85,20 mil e terá 12 meses para a sua execução.
Apoio à Agricultura Familiar e Agroecologia e Apoio às Licenciaturas foram as duas áreas com maior número de projetos aprovados, beneficiando principalmente os municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), situados em regiões mais pobres das periferias das cidades paranaenses.
Novidade
A partir deste ano o USF passou a contar com o Sistema de Gerenciamento Eletrônico (GPEg) que, além de ter sido usado para cadastrar propostas, servirá para acompanhar a execução.
Desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), com a equipe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, responsável pelo levantamento de informações, o sistema permite rigoroso controle das prestações de contas, atendendo a orientação do secretário da pasta, Alípio Leal, e do governador Beto Richa. O sistema também permite que reitores, pró-reitores e diretores de extensão das instituições de ensino superior e pesquisa acompanhem as atividades realizadas.
Coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras está em vigor desde 2007, em 2010, foi instituído pela Lei Estadual 16.643/2010. Os projetos são desenvolvidos por profissionais recém-formados e estudantes das universidades e faculdades do Paraná, com a coordenação de professores orientadores.
Polícia isola prédio do STF após explosão de artefatos na Praça dos Três Poderes
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Deixe sua opinião