Cinco cursos multidisciplinares de pós-graduação Lato Sensu na área de segurança passam a ser oferecidos em Curitiba, a partir deste mês, pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Eles são promovidos pelo Núcleo de Pesquisa em Segurança Pública e Privada (NPSPP), criado para incentivar o intercâmbio científico e o relacionamento entre as principais instituições ligadas à segurança.
"Queremos trazer o assunto segurança para o debate científico, para formar profissionais de diversas áreas tendo como uma das bases o network e a troca de experiências entre alunos e professores", diz o delegado da polícia federal e professor do NPSPP Algacir Mikalovski.
De acordo com Ana Margarida de Leão Taborda, pró-reitora de Promoção Humana da UTP, a ideia com o núcleo é fugir da visão tradicional da segurança como assunto de polícia, abordando o tema sob aspectos diferentes nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. "Avaliamos de que forma poderíamos estruturar o núcleo observando o princípio que concebe a segurança pública como um direito fundamental, na defesa da dignidade da pessoa", defende.
Deixe sua opinião