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Informação on-line

Presença na web deve ser ativa e focada

Vitor Bontorin, 17 anos, busca informações para vestibulandos nos sites da UFPR e da UTFPR. | Antônio More / Gazeta do Povo
Vitor Bontorin, 17 anos, busca informações para vestibulandos nos sites da UFPR e da UTFPR. (Foto: Antônio More / Gazeta do Povo)

As redes sociais têm conquistado uma posição importante na vida dos jovens, inclusive como fonte de informação. Diante desse cenário, instituições de ensino devem estar presentes no meio virtual e buscar ter um bom relacionamento com os alunos.

No caso de universidades públicas, investir em uma comunicação on-line eficaz não é uma opção. Mestre em Comunicação e doutor em Sociologia, o professor Danilo Rothberg defende que, por serem mantidas com recursos públicos, essas instituições devem assegurar a transparência da gestão acadêmica e dos serviços que prestam.

Segundo o especialista, entre as informações que devem estar presentes nos sites institucionais estão o projeto político-pedagógico dos cursos, a estrutura curricular, os resultados das pesquisas, os programas das disciplinas e dados sobre o campo de atuação profissional. Em todos os casos, o uso das mídias sociais potencializa a divulgação.

Por se beneficiarem financeiramente da isenção fiscal, o dever de prestar contas à sociedade também recai sobre instituições privadas sem fins lucrativos. Assim como ocorre com as demais faculdades particulares, é aceitável que essas entidades adotem – paralelamente à transparência – estratégias de propaganda e marketing que valorizem diferenciais de mercado.

Interação

Embora a prestação de contas seja socialmente importante, manter-se próximo dos alunos dá mais trabalho. É aí que entra a interatividade. Ignorar baixos índices de interação diante de um público extremamente ativo e presente nas redes sociais – como o dos universitários – é ruim para as instituições, já que esse é um indício de que o conteúdo produzido não está no caminho certo. "Se o assunto não gerou interatividade, é sinal de que ele não é relevante para o público-alvo", avalia a especialista em Mídias Sociais e coordenadora da Excom Digital, Mariana Faria.

De olho em informações para vestibulandos

Vitor Bontorin, 17 anos, ainda não é universitário, mas checar atualizações nas páginas da UFPR e da UTFPR já virou um hábito. "Acompanho pelo Facebook porque sempre aparece informação útil para vestibulandos e mostra um pouco do que acontece nas universidades em que quero entrar." Fã de games e informática, ele pretende ingressar na área de Ciências da Computação ou Desenvolvimento de Jogos Digitais.

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