Os restaurantes universitários (RUs) da UFPR em Curitiba não serviram refeições nesta segunda-feira (16). Trabalhadores da empresa terceirizada que é responsável pelos RUs pararam de trabalhar em protesto por atrasos nos pagamentos e por melhores condições de trabalho. A UFPR notificou a empresa para que o serviço seja retomado em no máximo 24 horas. Caso os RUs continuem sem funcionar, a UFPR pode rescindir o contrato com a empresa.
Nesta terça-feira (17), os trabalhadores em greve devem se reunir pela manhã com representantes da empresa terceirizada. Eles pedem que o vale-transporte e vale-alimentação sejam pagos integralmente e em dia e reclamam da qualidade dos equipamentos que usam no trabalho, entre outras reivindicações.
A maior parte dos alunos da instituição (maior grupo de frequentadores do RU) já está em férias, mas alguns ainda fazem provas finais. Estudantes pagam R$ 1,30 por refeição. Servidores, professores e terceirizados, além da população em geral, também podem comer nos restaurantes universitários, pagando preços mais caros.