Não confie apenas na sua memória
Converse com a turma e pergunte sobre fatos engraçados, dificuldades, prêmios e conquistas, namoros, casamentos, nascimento de filhos. "Por ser um momento de celebração, o discurso pode seguir uma linha persuasiva que contemple bastante emoção, com sutis e importantes detalhes da trajetória da turma", afirma Sócrates Vituri, professor de Oratória do Isae/FGV.
Não deixe de fora
Entre os temas-chave que devem ser abordados estão: as expectativas atuais e de início de curso, as amizades feitas, o aprendizado ao longo dos anos, as realizações profissionais que estão por vir, o papel dos professores. O clima deve ser otimista, para mostrar que ali há profissionais aptos ingressar no mercado e contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
Foco no tempo
Todo mundo já teve um professor que falava, falava, falava e quase fazia com que todos caíssem no sono. Como ninguém quer que isso se repita no dia da formatura, a dica é manter o discurso sucinto, com, no máximo, 8 minutos.
É melhor ler do que improvisar
Discurso, em geral, é melhor que seja escrito e lido do começo ao fim. Discursar sem ler é só para quem é craque na oratória, no controle do tema e do tempo, segundo o economista e reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins. Peça para alguém revisar o texto para fugir de erros grosseiros.
Fuja do mico
No topo da lista "vergonha alheia", estão errar o nome de pessoas e fazer piadas fora do contexto. Tenha os nomes por escrito e, previamente, treine a pronúncia. Sabe aquele silêncio constrangedor que sucede gracinhas incompreendidas? Se quiser descontrair, escolha um texto mais leve, mas sem piadas.
Sem lavar a roupa suja
Críticas podem ser feitas, mas para chamar a atenção ou alertar. Sem grosserias, radicalismos e sem ferir ninguém. "É melhor aproveitar o discurso para ensinar, educar e transmitir mensagens construtivas. Discurso que se dispõe a criticar e xingar a instituição, o curso e falar mal de tudo é um tiro no pé", diz Pio Martins.
Prepare-se
Não deixe para escrever a fala de última hora. Seja criativo, treine na frente do espelho, pratique a leitura caminhando e como se estivesse em frente ao microfone fixo, leia para algum colega e peça opinião. No grande dia, respire fundo algumas vezes e, durante as pausas na leitura, olhe para a plateia. Evite ler mecanicamente, enfatize palavras, pronuncie bem e fale com entusiasmo e vontade. Cuidado com improvisos e gírias.
Coerência na cerimônia
A formatura tradicional é um evento solene, em que os presentes esperam que tudo seja planejado com seriedade. Isso vale principalmente para o momento em que o orador da turma se expressa como profissional, demonstrando o crescimento que teve durante os anos de curso. "Há situações em que estudantes quebram o protocolo e às vezes o discurso não fica harmônico com o tipo de solenidade que é a formatura", afirma Silvana Hastreiter, diretora de Relacionamento da PUCPR.
Cumprimente certo
Na hora do discurso do aluno, geralmente todos os presentes já foram cumprimentados e nominados. Um "boa noite" pode ser suficiente, mas, caso deseje, o aluno pode cumprimentar o presidente da mesa e estender a saudação às demais autoridades, aos familiares e colegas.