O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) já está preparado para receber, até o final de 2012, 475 mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), cujo projeto de lei, aprovado quarta-feira (31), pela Câmara dos Deputados, vai agora à votação do Senado.
Caso o projeto de lei 1209/2011, que cria o Pronatec, passe a tempo no Senado, 80 mil vagas no Senai já estarão disponíveis no próximo mês de outubro, revelou, em audiência pública na Comissão de Educação da Câmara, nesta quinta-feira (1º), o diretor de Operações do Senai, Gustavo Leal. "Estamos nos mobilizando desde o lançamento do Pronatec, no final de abril, para oferecer cursos ao programa ainda este ano", declarou.
Ele garantiu que os cursos oferecidos dentro do Pronatec terão a mesma qualidade de qualquer outro curso do Senai. "Os nossos cursos têm a vantagem de estarem alinhados com as necessidades do mercado, independentemente da região", assinalou Leal.
O Pronatec tem como meta abrir oito milhões de novas vagas no ensino profissionalizante até 2014, instalando novas unidades de ensino, concedendo bolsas de estudo, financiando estudantes e empresas que queiram qualificar melhor seus trabalhadores. O objetivo é atenuar um grave problema existente hoje na economia brasileira, que é a escassez de mão de obra especializada.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas