Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ensino superior

Servidores da UFPR decidem terminar greve e retornar ao trabalho na segunda-feira

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiram encerrar a greve da categoria a partir da próxima segunda-feira (26). Em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (22), os funcionários avaliaram a decisão do comando de greve nacional que decidiu por suspender o movimento, que já estaria desgastado após mais de 100 dias de paralisação. Os servidores da UFPR acataram a decisão.

Os servidores da UFPR retornarão ao trabalho na segunda-feira após 101 dias de paralisação total ou parcial de diversos serviços. Em todo o Brasil, a greve durou 110 dias. Segundo a assessoria de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná (Sinditest), não houve acordo da categoria em nível nacional.

Nesta sexta-feira (23), os servidores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) também farão uma assembleia para decidir os rumos do movimento e se eles acatam a decisão da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra).

Acordo

Os servidores da UFPR já haviam feito acordo com a Reitoria da Universidade quanto às reivindicações locais da categoria. Conforme a portaria divulgada pela instituição no dia 13 de setembro, a UFPR decidiu acolher a jornada de trabalho de 30 horas semanais, reivindicada pelos funcionários.

Na ocasião, mesmo com o acordo, 50% dos servidores retornaram ao trabalho, por causa da continuação do movimento nacional.

Segundo a assessoria de comunicação da UFPR, com as negociações locais em andamento durante a greve e o acordo do dia 13 de setembro, os serviços da Universidade estavam voltando gradualmente. Com o fim da paralisação, a assessoria informa que o contingente de funcionários da instituição que vai retornar ao trabalho é pequeno em comparação com todos os que iniciaram a greve em junho de 2011.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.