Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Universidades Federais

Sindicato Nacional dos professores aprova indicativo de greve

Os professores das instituições federais de ensino superior aprovaram o indicativo de greve nacional, em reunião realizada em Brasília, na tarde deste sábado (13). O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) encaminhou para cada associação regional a decisão para que os professores nos estados decidam, na próxima semana, se entram ou não em greve.

Na reunião na capital federal, os professores de cada estado do País apresentaram suas análises sobre a proposta de reajuste salarial feita pelo Ministério do Planejamento na última terça-feira (9). Segundo o presidente da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (Apufpr), Luis Allan Künzle, o Sindicato Nacional, apesar de considerar a sugestão um avanço do governo federal, avalia como "insuficiente" o reajuste.

As seções regionais de docentes do ensino superior aguardam uma reunião que ocorre na próxima segunda-feira (15) entre representantes do governo federal e do Andes. Nesse encontro, uma nova proposta de reajuste salarial será feita pelo poder público. "Acreditamos que a nova sugestão será melhor e mais realista para atender às nossas reivindicações", afirmou Künzle à reportagem da Gazeta do Povo.

O presidente da Apufpr avalia que a reunião de segunda-feira é, "de certa forma, decisiva para as assembleias locais". Com a nova proposta, os professores vão decidir se iniciam a greve.

No Paraná

Os professores da Apufpr farão o encontro que decidirá pela paralisação da categoria na próxima terça-feira (16). Caso seja aprovado, o movimento pode começar na sexta-feira (19), por causa de uma lei que determina que o governo deva ser informado com um prazo de, no mínimo, 72 horas antes do início da greve.

A UFPR já enfrenta a paralisação dos servidores técnico-administrativos, que se arrasta desde junho de 2011. A Instituição adiou o reinício do ano letivo pela terceira vez na sexta-feira (12). Em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe-UFPR), ficou decidido que o retorno das aulas será no dia 22 de agosto, com exames finais marcados para janeiro de 2012.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.