A universidade vai além da sala de aula. As grandes instituições de ensino superior costumam oferecer um vasto leque de atividades de extensão para alunos, funcionários e comunidade, tornando os câmpus locais de intensa movimentação. Entretanto, geralmente as opções são tantas que raramente são apresentadas oficialmente uma a uma aos calouros. É preciso iniciativa e boa dose de curiosidade para aproveitá-las. A Gazeta do Povo fez um levantamento das principais atividades oferecidas por cinco universidades de Curitiba. As listas, claro, não têm a pretensão de citar todas as opções, mas oferecer uma amostra das ações desenvolvidas. Agora, basta conhecê-las e tornar o tempo de faculdade ainda mais proveitoso.
Que outras atividades podem ser encontradas no câmpus da sua faculdade? Deixe o seu comentário!
Os exemplos de atividades selecionados na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) são para exercitar o corpo e praticar a solidariedade:
Esportes
No Setor de Esportes da PUCPR é possível praticar aulas de natação, hidroginástica, musculação, spinning, circuitos locais, pilates, corrida de rua, tae kwon do, dança de salão e circo. Interessados devem entrar em contato pelo telefone (41) 3271-1613 e agendar uma avaliação física. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas. Mais informações sobre as atividades oferecidas, horários e valores podem ser consultados no www.pucpr.br/esportes/
Pastoral
Divulgação/PUCPRA Pastoral da PUCPR desenvolve trabalhos junto a comunidade
A Pastoral da PUCPR conta com vários projetos que integram os universitários em atividades desenvolvidas com a comunidade. Entre esses trabalhos está a Pastoral Juvenil Marista, um grupo de jovens que se reúne regularmente e promove valores cristãos em atividades de reflexão, discussão e solidariedade. Para participar dessa ou de outras iniciativas da Pastoral, o aluno deve entrar em contato com o núcleo de seu câmpus. O contato está no site www.pucpr.br/pastoral
Mais
Há ainda o Coral Champagnat, a Companhia de Dança, o Grupo de Teatro Tanahora, o Programa de Iniciação Científica, o Programa de Intercâmbios e o Núcleo de Línguas.
Mais informações sobre essas atividades estão disponíveis no site da PUCPR.
Para quem gosta de música e arte, aqui estão duas opções disponíveis na Universidade Federal do Paraná (UFPR):
Orquestra Filarmônica
Fundada em 1962, a Orquestra Filarmônica da UFPR desenvolve um trabalho único no Sul do país, juntando a prática de orquestra com a divulgação de repertórios pouco conhecidos, com ênfase para a música de compositores brasileiros.
Mais informações pelo orquestra@ufpr.br ou pelo (41) 3310-2640.
Grupo de MPB
Douglas Fróis/UFPRO Grupo de MPB da UFPR faz uma rigorosa seleção de repertório
Motivado pelo interesse de difundir composições nacionais de música popular, o Grupo de MPB da UFPR faz uma rigorosa seleção de repertório e inclui em suas apresentações elementos cênicos, como fantasias e pinturas relacionadas às canções. Explorar e aprimorar as possibilidades da voz como recurso artístico é o princípio que guia seus ensaios.
Mais detalhes pelo mpb@ufpr.br ou no (41) 3310-2742.
Mais
De 6 de fevereiro a 9 de março, das 14 às 18 horas, os grupos artísticos da UFPR estarão com as inscrições abertas para os testes seletivos de novos integrantes. Não são cobradas taxas de inscrição ou mensalidades e toda a comunidade pode participar. Cada grupo definirá datas, horários, pré-requisitos e critérios de avaliação de acordo com as suas especificidades. A lista completa de opções está disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR.
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) também tem grupos a interessados em música e teatro. Confira:
Coral
Divulgação/UTFPRTanto alunos como pessoas de fora da universidade podem se inscrever e passar pelo teste seletivo do Coral da UTFPR
O coral da UTFPR é dividido em três grupos: Coral, Vocal (apenas música brasileira) e Madrigal (apenas música erudita). O repertório é variado, com montagem de espetáculos e apresentações regulares. Tanto alunos como pessoas de fora da universidade podem se inscrever e passar por teste seletivo para integrar um dos grupos.
Mais informações pelo coralct@utfpr.edu.br ou pelo (41) 3310-4822.
Oficina de teatro
Diferentemente de outros grupos teatrais, que se preparam para apresentações específicas, a UTFPR oferece a Oficina de Teatro visando o desenvolvimento da expressão corporal. São trabalhados a desinibição, a liberdade pessoal, o autoconhecimento e a integração em grupo. Também é aberto à comunidade externa, mas é preciso ter ao menos 15 anos para participar. Outros detalhes pelo e-mail teatroct@utfpr.edu.br ou pelo (41) 3310-4569.
Mais
Outras oportunidades também serão abertas pela UTFPR neste ano, mas as confirmações devem vir em fevereiro. Para conferir outras atividades culturais e artísticas oferecidas e obter mais informações, acesse o blog da Coordenação do Núcleo de Cultura e Comunicação da universidade.
Da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) fica uma dica de curso de idioma e um serviço prestado para a comunidade:
Laboratório de Aprendizagem e Recreação (LAR)
É um laboratório coordenado pelo curso de Pedagogia no qual são conduzidas atividades lúdicas de educação não formal. Atende crianças de 2 anos e meio a 10 anos, filhos de alunos, funcionários, professores e de moradores do entorno da universidade.
Divulgação/UTPO LAR é coordenado pelo Curso de Pedagogia
Centro de Línguas
Aberto à comunidade acadêmica e a pessoas de fora da universidade com pelo menos 17 anos, o Curso de Línguas conta com aulas de segunda-feira a sábado, no câmpus Barigui. Além dos cursos regulares de Inglês, Espanhol e Francês, também são ofertados cursos voltados para as áreas de Turismo, Negócios e preparatório para as provas de suficiência de mestrados e doutorados.
Mais
Outras oportunidades, como grupos de estudos em diversas áreas e projetos sociais, podem ser conferidas no site www.utp.br/extensao/
Pesquisas e debates estão entre as ações selecionadas da Universidade Positivo:
Cine Debate
O projeto consiste na exibição de filmes voltados para alunos e comunidade externa seguida de discussões com professores e profissionais convidados. O objetivo é analisar o filme como motivo de aprendizagem e estímulo para a construção de um raciocínio crítico.
Mais informações com o coordenador do projeto, professor Celso Klammer, pelo crk@up.com.br
Programa de Iniciação Científica
Incentiva a participação dos estudantes da graduação para que possam desenvolver o pensamento e a prática científica, orientados por pesquisadores qualificados. Os trabalhos produzidos são apresentados no encontro anual de iniciação científica da universidade.
Mais informações pelo pic@up.com.br
Mais
Divulgação/UPO Centro Esportivo da UP pode ser reservado pelos alunos
O Centro Esportivo da UP é aberto aos alunos. Há quadras de tênis; futebol de campo, suíço e de salão; basquete; vôlei; pista de atletismo e piscinas para natação.
Informações sobre custos e reservas pelo telefone (41) 3317-3073.