• Carregando...
Protesto de alunos da UFPR contra o Manual de Conduta dos Calouros em frente ao prédio histórico, na Praça Santos Andrade, em Curitiba | Aniele Nascimento / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Protesto de alunos da UFPR contra o Manual de Conduta dos Calouros em frente ao prédio histórico, na Praça Santos Andrade, em Curitiba| Foto: Aniele Nascimento / Agência de Notícias Gazeta do Povo
  • Ato foi organizado pelo Grupo de Gênero do curso de Direito da UFPR

Aproximadamente 70 pessoas fizeram um ato na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, contra um manual - redigido por um grupo de estudantes - que causou repercussão nacional pelo teor supostamente ofensivo com que se dirige às mulheres. A manifestação foi promovida pelo Grupo de Gênero da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O documento, que em tom irônico defende a obrigação de calouras de manterem relações sexuais com os veteranos, foi redigido e publicado pelo Partido Democrático Universitário (PDU), grupo político que comandou o centro acadêmico de Direito até 2011. Até o momento, a universidade não abriu sindicância para apurar os atos.

"Não se trata de um protesto. Queremos levantar o debate sobre o machismo", afirmou Mariana Auler, aluna do curso de Direito e uma das organizadoras do ato.

Após o ato na praça, uma caminhada foi feita até a Reitoria da UFPR. Uma mesa-redonda sobre o machismo está marcada para esta noite, às 19 horas, no Prédio Histórico da UFPR.

PDU considera repercussão do manual exagerada

A vice-presidente do Partido Democrático Universitário (PDU) e aluna de Direito, Marcella Lima, considerou que a repercussão sobre o conteúdo do manual é exagerada. Segundo ela, o manual é uma brincadeira e em nenhum momento o estupro ou qualquer outro crime foi incentivado. "Essa repercussão é um exagero. Pedimos desculpas para quem se sentiu ofendido com a brincadeira", afirmou Marcella.

Segundo ela, o PDU não planeja fazer nenhum tipo de retratação porque não considera que tenha feito algo errado ou cometido algum crime.

Futuramente - ainda sem data definida – o partido pretende organizar um ato na faculdade de Direito para discutir o caso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]