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Carona é bom negócio para quem pega e para quem oferece

Alexandre Rosa, diretor da unidade CIC do Centro Tecnológico Positivo, estimula a prática da carona entre estudantes e professores. | Marcelo Andrade / Gazeta do Povo
Alexandre Rosa, diretor da unidade CIC do Centro Tecnológico Positivo, estimula a prática da carona entre estudantes e professores. (Foto: Marcelo Andrade / Gazeta do Povo)

O trânsito excessivo se mostra um problema até dentro das universidades -- para chegar à aula, alunos enfrentam congestionamentos, falta de vagas de estacionamento e ônibus lotados. Algumas instituições acreditam que a solução pode vir das caronas solidárias.

A iniciativa já faz parte da rotina do Centro Tecnológico Positivo, na Cidade Industrial de Curitiba. Principalmente depois que o o Diretor da Unidade CIC, Alexandre Rosa, começou a sensibilizar os alunos com uma ação simples: distribuiu adesivos com o selo "Carona Solidária" entre os professores. "Os alunos começaram a perguntar sobre os adesivos e os professores começaram a explicar a ideia e a falar sobre a importância e o impacto de não usar o carro todos os dias", explica Alexandre.

A ação já alcançou cerca de mil alunos e trouxe resultados. Alguns estudantes começam a criar suas próprias redes de caronas. "Antes se via no estacionamento sempre uma pessoa por carro. Hoje, percebemos que o cenário mudou e já chegam duas pessoas juntas", diz.

Outro projeto que busca a criação de uma rede entre os alunos é realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). O Conselho Estudantil do Setor de Tecnologia (C7) da instituição planejou em 2011 uma campanha para incentivar a carona entre os alunos no Centro Politécnico. "Durante uma semana, o pessoal do conselho cuidou da organização, juntando os alunos que procuravam as caronas com quem tinha carro pensando nos caminhos. Mas o ideal é desenvolver um projeto para que isso funcione automaticamente", diz Helen Rosa, aluna de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e participante do C7.

Os alunos contam com a parceria da Pró-Reitoria de Administração no desenvolvimento de uma rede social para combinar caronas. O modelo usado como inspiração vem do site "Bla Bla Car", plataforma que funciona em oito países da Europa. A ideia é que motoristas disponibilizem seus roteiros e os caronas indiquem seu destino e origem - depois, o próprio sistema indica quais encontros são possíveis.

"A intenção é construir esse projeto em parceria com os alunos, ouvindo os pedidos e reivindicações deles. Queremos que o Carona Solidária não perca sua identidade e ajude os estudantes", diz o pró-reitor, Álvaro Pereira de Souza. O formato do site foi desenhado por um grupo de alunos dos cursos de Comunicação Social e está em etapa de programação. Ainda não há uma previsão de entrada do sistema no ar.

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