A menos de duas semanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre nos dias 22 e 23 de outubro, alunos e vestibulandos começam a concentrar esforços para a prova. O teste é tido como um dos mais importantes do país por avaliar o nível de aprendizagem dos estudantes que estão prestes a completar o primeiro grau de formação e pelo fato de a nota obtida na prova poder ser usada em vestibulares de grande parte das instituições de ensino superior do Brasil.
O Enem é visto como uma prova ampla, que cobra conhecimentos diversos do aluno. "É uma avaliação interessante até por ser mais complexa. Isso, no entanto, não quer dizer que ela é mais difícil, mas que exige e é inteligente na cobrança das competências", diz o diretor educacional do Colégio Marista Santa Maria, Everson Caleff. No Enem de 2010, a escola foi a primeira colocada do Paraná no grupo que reuniu as instituições com participação superior a 75% dos seus alunos na prova.
Multidisciplinar
Outra instituição que teve destaque no exame do ano passado foi o Colégio da Polícia Militar, que ficou na primeira posição entre as escolas públicas estaduais do Paraná. Segundo o diretor pedagógico, capitão Luciano Blasius, o caráter multidisciplinar do Enem influencia a didática do colégio. "Pensamos nessas questões e treinamos nossos alunos para elas, dando grande importância ao desenvolvimento do raciocínio lógico", afirma Blasius. As duas escolas afirmam não ter uma preparação específica para a prova, mas enxergam que seus métodos didáticos se encaixam nas exigências do exame.
As primeiras no Paraná
Veja o que cada escola destaca como ponto de sucesso e que podem fazer a diferença na prova que ocorre na semana que vem.
SANTA MARIA
Era de se esperar que uma das escolas líderes do Paraná no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 tivesse um programa curricular desenvolvido especialmente para a prova. Mas, de acordo com a diretoria do Colégio Marista Santa Maria, a escola está longe disso. "Na verdade, não temos uma preparação específica, como aulas e revisões voltadas apenas para esta prova. O que justifica o sucesso na prova, acreditamos, é o processo de aprendizado de longo prazo desenvolvido por aqui", afirma o diretor-educacional da escola, Everson Caleff.
Segundo ele, a prova do Enem tem um formato "completo", que exige competências em diversas disciplinas, sem que isso ocorra de forma segmentada aí que entraria o ensino de longo prazo. "O aluno que realmente desenvolve o aprendizado ao longo dos anos tem uma facilidade maior para compreender e utilizar variáveis, justamente uma das habilidades exigidas pelo exame", afirma Caleff.
Isso não quer dizer que a escola não dá nenhuma atenção ao Enem. O preparo dos alunos ocorre durante as aulas, quando os professores citam o exame e também lembram os estudantes da sua importância, assim como de seus prazos.
COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR
Como primeiro colocado entre as escolas da rede estadual do Paraná no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, o Colégio da Polícia Militar (CPM) tenta combinar o conteúdo previsto para cada ano do ensino médio ao formato da prova. "Por isso, o essencial é treinarmos os alunos para o raciocínio", diz o diretor-pedagógico da instituição, capitão Luciano Blasius.
Segundo ele, essa seria a maior exigência do exame, uma vez que suas provas não cobram somente questões pontuais de cada disciplina, mas as interfaces entre elas. De olho nisso, o CPM aposta na escolha e capacitação de seus professores, levando em conta essas exigências.
Além disso, promove, a cada ano, dois simulados baseados na prova do Enem, sendo que uma das edições ocorre um mês antes do exame feito pelo Ministério da Educação (MEC). "Esses simulados dão uma base boa e o restante fica para o ensino comum, durante o ano. Esse é um dos pontos positivos do Enem: é possível ensinar para a sua prova e isso, ao mesmo tempo, prepara o aluno para outros concursos", afirma Blasius.