Tanques israelenses estacionados em região próxima à Faixa de Gaza| Foto: EFE/Abir Sultan
Uma Paz Impossível. Professor de Estudos Islâmicos na Universidade da Califórnia, Mark LeVine analisa um dos processos que estiveram mais perto de encerrar o conflito, o acordo assinado em 1993 pelo premiê de Israel Yitzhak Rabin e pelo líder da OLP Yasser Arafat. LeVine discute os motivos políticos e ideológicos que levaram ambos os lados a descumprir as promessas de paz.
Sonhando a Palestina. Escrito quando a autora, Randa Gahzy, tinha 15 anos, o romance enfoca um grupo de amigos vivendo em território conflagrado pela Segunda Intifada. Gahzy contrapõe a vida dos palestinos com a imagem dos territórios na mídia, enfocando os dilemas de sete jovens crescendo entre revistas, deveres impostos e doutrinações de homens-bomba.
A Mulher Foge. Um dos grandes autores israelenses, David Grossman apresenta uma síntese da experiência fraturada pelas guerras que opõem Israel a seus vizinhos árabes. Após ter o filho convocado para a Guerra do Líbano, mulher foge de casa com medo de receber a notícia da morte do jovem. Depois de Grossman começar a escrever o livro, seu filho alistou-se no exército – e morreu em serviço.
O Povo Eterno Não tem Medo. Romance também escrito por uma jovem autora, Shani Boianjiu, que compôs a obra baseada em suas próprias experiências durante o serviço militar obrigatório de Israel – as mulheres também passam pelo exército no país. Com uma prosa irônica, a autora narra a história de três jovens que crescem juntas em um vilarejo na fronteira com o Líbano e são convocadas para as forças de defesa.
De Amor e Trevas. Uma das mais ativas vozes em favor da paz na região, o escritor Amós Oz faz emDe Amor e Trevasuma longa e afetiva aproximação de sua própria trajetória com a história de Israel. O volume traz um amplo levantamento da história do país no século 20, no qual o autor define Israel como uma necessidade histórica de um povo ameaçado de aniquilação.
Palestina: Uma Nação Ocupada. Essa extensa e minuciosa reportagem em quadrinhos do quadrinista norte-americano (maltês de nascimento) Joe Sacco discute a questão palestina, seus antecedentes resultantes do colonialismo britânico e, principalmente, entrevista um grande número de moradores dos territórios ocupados, documentando a vida das populações locais espremidas pelas medidas de segurança de Israel, vivendo em territórios sem infraestrutura.
A cicatriz de David. O livro de Susan Abulhawa retrata o drama dos palestinos expulsos dos territórios ocupados por Israel. Ismael, garoto palestino marcado por uma cicatriz na face, perde-se dos pais e é levado por um oficial israelense que o adota como filho. Anos depois, encontrará um irmão perdido lutando no lado oposto do conflito na região.
Um Muro na Palestina. Partindo do episódio da construção do muro da Cisjordânia, René Backmann, jornalista francês, faz do muro, de seus postos de controle e de sua manutenção um retrato em miniatura da tensão envolvida na convivência entre israelenses e palestinos, além de um levantamento histórico das raízes do impasse entre os dois povos.

Na estante

CARREGANDO :)