• Carregando...
Joaquin Fernandez Presas usa o Twitter para compartilhar conteúdos com seus 1.739 seguidores e tirar dúvidas de alunos | Priscila Forone / Gazeta do Povo
Joaquin Fernandez Presas usa o Twitter para compartilhar conteúdos com seus 1.739 seguidores e tirar dúvidas de alunos| Foto: Priscila Forone / Gazeta do Povo

A primeira vez que o professor universitário Joaquin Fernandez Presas, 39 anos, usou e falou do Twitter com seus alunos foi para repreender um estudante que acabara de postar uma mensagem no micro-blog para reclamar da aula recém-iniciada. Depois disso, os tuítes passaram a auxiliá-lo no debate e repasse de conteúdos, na execução de experiências e para tirar dúvidas dos alunos. O resultado do envolvimento com a ferramenta é a recente inclusão de Presas no ranking dos 100 professores de Marketing mais influentes do mundo no Twitter, criado pela revista norte-americana Social Media Marketing Magazine.

Atualmente, Presas ocupa a 62.ª posição da lista, que é atualizada mensalmente e conta com mais oito docentes brasileiros. Professor de Direção de Arte e Marketing da UniBrasil, ele teve seu primeiro contato com a internet em 1993, em pesquisas nos Estados Unidos. Desde então, a web virou seu meio de comunicação. Hoje, além do Twitter e e-mail, Presas é adepto do Facebook e do FourSquare. "De início, as mídias sociais me assustavam um pouquinho. Mas ser professor nos força a ser jovens. Por força dos alunos, acabei me iniciando nessas redes", conta.

O ranking de influência é traçado pelos seguintes critérios: produção de conteúdo útil; interação com seguidores; adoção e estímulo a melhores formas de se usar o Twitter e outras mídias sociais; número de seguidores; e permanência ativa na rede. "Se eu falar que não fiquei surpreso [com a classificação], estaria mentindo", brinca.

Dicas

Como especialista em marketing e estudioso das mídias sociais, Presas dá três dicas sobre como se sair bem nesse meio: 1) fale de algo que seja relevante, pertinente e interessante aos outros; 2) comente e compartilhe conteúdos de outras pessoas; e 3) respire, releia e avalie o que está prestes a postar na internet para evitar "gafes" e outros problemas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]