• Carregando...
Informações turísticas a partir de códigos de leitura é uma das ideias desenvolvidas por alunos do MBA em Marketing Digital | Henry Milléo / Gazeta do Povo
Informações turísticas a partir de códigos de leitura é uma das ideias desenvolvidas por alunos do MBA em Marketing Digital| Foto: Henry Milléo / Gazeta do Povo

Depoimento

Cintya Esmanhotto Reese, 35 anos, publicitária e aluna do MBA em Marketing Digital da UFPR.

Informação turística por smartphones

Pensando em ideias para serem viabilizadas na Copa de 2014, decidimos envolver turistas e curitibanos, buscando o engajamento e a interatividade com a população. Nosso projeto consiste em colocar códigos de leitura – também conhecidos como QR Codes – em placas com nomes de ruas. A partir do momento que o código é fotografado no smartphone, o usuário seleciona um idioma e assiste a um guia turístico virtual. Esse guia conta de maneira divertida as peculiaridades da cidade. Um mix diferente de história, cultura brasileira, música e até poesia.

Acreditamos que todo esforço da comunidade acadêmica é válido. Desde pequenas atitudes, como exemplos de cidadania, até projetos maiores que sirvam de estímulo para novos desafios – individuais ou coletivos. O importante é ter um ambiente favorável a novos projetos, como é o caso de Curitiba, e muita força de vontade para criar algo realmente inovador e que contribua para o crescimento político, cultural e financeiro de toda a população.

A disseminação de cultura é fundamental para qualquer cidade. Por isso esse mesmo projeto pode ser aplicado em qualquer cidade-sede da Copa. Precisamos apenas de bons contadores de histórias e parceiros que acreditem na ideia.

Interatividade

Que outras atividades poderiam ser desenvolvidas com os alunos para que seja estimulado o empreen­­dedorismo para a Copa de 2014?

Escreva para universidade@gazetadopovo.com.br

Basta um evento um pouco maior – como um congresso nacional, um concurso concorrido ou um evento musical com atrações renomadas – para que os hotéis de Curitiba fiquem lotados. O trânsito cada vez mais caótico e a dificuldade em descobrir que linha de ônibus tomar para ir a outro local também complicam a vida do visitante. Foi pensando em desafios como esses que alunos do MBA em Marketing Digital da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveram projetos para melhorar a estrutura da cidade antes da Copa do Mundo, em 2014.

Para as cidades que receberão os jogos, esta é uma grande oportunidade de desenvolvimento. Entre outros benefícios, um evento deste porte gera empregos em vários setores, amplia a demanda de obras públicas e privadas e aumenta o turismo e a visibilidade do país. É por isso que os desafios e os gargalos existentes – como o despreparo para atender estrangeiros, hospedagem insuficiente e mobilidade urbana deficiente – não devem ser enfrentados apenas pelo governo. A sociedade e a iniciativa privada precisam estar preparadas.

Além disso, convém refletir sobre o que ficará de legado para os brasileiros depois que a taça for erguida. "A mobilização da comunidade é essencial para fazer de Curitiba um exemplo de cidade empreendedora e inovadora, preparada para receber com qualidade os visitantes de todo o mundo", diz Ramiro Gonçalez, professor do MBA da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (USP) e do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da UFPR.

Trabalhos

Os trabalhos apresentados pelos alunos fazem parte do projeto "Copa Cooperativa", liderado por Gonçalez, e têm como tema transporte, hospedagem, alimentação, recursos humanos, divulgação internacional, roteiros turísticos, cidadania e cultura ou sinalização e comunicação visual. Todos os projetos devem incluir na apresentação a contribuição que deve ficar para a cidade depois do grande evento esportivo.

O tema escolhido pela equipe da publicitária e estudante do MBA Isis Vareschi, 27 anos, por exemplo, facilita a localização de quem usa o transporte público. A proposta é uma ferramenta on-line que indica horários e a melhor opção de deslocamento integrando linhas de ônibus, ciclovias e, posteriormente, o metrô.

"Além da falta de sinalização nos pontos de ônibus, o que descobrimos que já está em andamento na prefeitura, falta informação sobre como utilizar o sistema de transporte público de forma inteligente", explica Isis. "Como não sabem como pegar ônibus, as pessoas acabam optando por carros e motos, o que aumenta significativamente o trânsito e a emissão de poluentes na atmosfera", completa.

Durante este semestre, os trabalhos desenvolvidos no curso serão reapresentados junto com projetos de outras universidades locais e da sociedade em geral em um evento que selecionará as melhores ideias para Curitiba. Os vencedores serão presenteados com um curso de MBA na UFPR, terão a consultoria de Gonçalez e hospedagem de um ano no site da Hub Curitiba, um espaço internacional focado em empreendedorismo e inovação social presente em 28 cidades em todos os continentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]