• Carregando...
O gestor do projeto, Luís Martinelli, explica que informações serão usadas para saber se cursos estão adequados às exigências do mercado. | Felipe Rosa/Gazeta do Povo
O gestor do projeto, Luís Martinelli, explica que informações serão usadas para saber se cursos estão adequados às exigências do mercado.| Foto: Felipe Rosa/Gazeta do Povo

Estar sem emprego após sair da faculdade faz com que a insegurança de não entrar no mercado de trabalho assombre os recém-formados. Para minimizar essa apreensão e dar suporte a estudantes da graduação e ex-alunos, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) desenvolveu o Observatório de Empregabilidade. Disponível desde novembro de 2011, o projeto aponta oportunidades de trabalho e ajuda os jovens a estarem mais preparados para disputar uma vaga.

A iniciativa também tem o intuito de contribuir com a adequação curricular das graduações com o mercado de trabalho. "Com o acompanhamento dos alunos, a universidade pode verificar se os cursos estão aderentes em relação ao que o mercado está buscando", afirma o gestor do observatório, Luís Alberto Saavedra Martinelli.

No último ano, 611 alunos dos 3,4 mil formandos pela PUCPR se propuseram a participar do serviço de acompanhamento. Segundo Martinelli, com esses ex-alunos, a instituição pretende verificar se há dificuldades para se posicionar no mercado e qual a velocidade e a quantidade de sucesso. O acompanhamento é semestral e feito por e-mail, com duração máxima de três anos.

Autoavaliações

Os alunos matriculados na instituição poderão preencher autoavaliações – conhecidas como pesquisa de expectativa de empregabilidade – para descobrir quais as dificuldades que podem aparecer em um processo seletivo, se antecipando aos problemas e contando com o apoio do serviço de coaching, oferecido por outro programa da universidade.

As respostas das autoavaliações também são usadas pelo observatório. A análise das dificuldades apresentadas pelos alunos embasará a criação de novos projetos que venham a atender os problemas dos alunos de forma coletiva. "Este trabalho é um grande gerador de informação e traz luz a uma realidade que precisamos explorar cada vez mais. Nossa missão é construir profissionais. Precisamos estar atentos e observar o quanto a universidade está cumprindo essa missão", diz Martinelli.

Para participar do Observatório de Empregabilidade, alunos e ex-alunos da PUCPR devem ligar para (41) 3271-2065 ou mandar e-mail para puc.talentos@pucpr.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]