Biblioteca
Instituições de outros estados também investiram recentemente em novas publicações. Confira alguns títulos:
Revista Eletrônica Engenharia Viva publicação com foco em artigos científicos sobre engenharia da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Mises: Revista Interdisciplinar de Filosofia, Direito e Economia publicação do Instituto Ludwig von Mises Brasil, de São Paulo, com artigos científicos focados no pensamento econômico da chamada Escola Austríaca.
Revista AUP! publicação do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Triângulo Mineiro (Unitri), com artigos acadêmicos e textos em estilo jornalístico com novidades da arquitetura e paisagismo na região de Minas Gerais.
Interatividade
Que outras revistas acadêmicas você conhece? Qual a sua opinião sobre elas? Deixe seu comentário abaixo.
Duas revistas voltadas ao público acadêmico foram lançadas recentemente no Paraná. Na PUCPR, o projeto de internacionalização da instituição motivou o lançamento da Universidade em Debate, publicação de artigos sobre gestão universitária escrita em quatro idiomas. Já na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), com sede em Guarapuava, a produção científica ganhou um novo canal com a revista Periódika.
Segundo Nilma Almeida, editora-executiva da Universidade em Debate, a ideia da publicação partiu do ex-reitor irmão Clemente Ivo Juliatto, que também é editor-chefe da revista. "A ideia era criar um veículo que discutisse a universidade dentro da universidade, refletindo, por exemplo, sobre o papel dela na atual sociedade", explica Nilma. Devido ao perfil da publicação, a maioria dos artigos deve ser escrita por reitores convidados de outras instituições, além de pesquisadores da gestão universitária.
Na primeira edição, constam artigos em português, inglês e espanhol, mas Nilma adianta que textos em francês também devem ser publicados nas próximas edições. "Queremos fazer aquilo que se produz na PUCPR chegar a outros países", diz a editora.
Serão duas edições por ano e a distribuição será direcionada a pesquisadores e bibliotecas. Segundo ela, o primeiro exemplar foi enviado para diversas universidades no exterior, como Stanford, nos Estados Unidos; Universidade de Salamanca, na Espanha; e à Federação Internacional de Universidades Católicas.
Unicentro
Já a Periódika, da Unicentro, tem foco na divulgação científica e não na apresentação de artigos acadêmicos. Fazendo uso de linguagem jornalística, a revista traz reportagens e relatos de projetos desenvolvidos na instituição por professores e alunos. "Ela foi pensada para servir tanto os universitários quanto a comunidade externa", diz Ariane Pereira, editora da revista.
Ariane conta que a recepção ao lançamento da revista foi positiva inclusive entre os moradores de Guarapuava, já que a publicação os informa sobre a ciência produzida em sua região. "Somos uma universidade localizada no interior do estado e, mesmo assim, produzimos ciência de qualidade. A comunidade vê isso e se orgulha", diz.
O primeiro exemplar da Periódika foi publicado em junho deste ano e terá tiragem semestral. Além da distribuição na própria Unicentro, a revista é enviada a bibliotecas de universidades de todo o país.
Vigilância do Pix aumenta e parlamentares reagem: entenda a medida da Receita Federal
Devassa jurídica das emendas pode chegar a mais de uma dezena de partidos em ao menos 17 estados
A guinada de Mark Zuckerberg; ouça o podcast
Opositores afirmam que María Corina foi libertada após prisão violenta em Caracas