Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Esporte

UTFPR fica no topo do pódio no nado sincronizado

A equipe tem atletas de 9 a 22 anos. | Albari Rosa / Gazeta do Povo
A equipe tem atletas de 9 a 22 anos. (Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo)

O ano de 2013 ficará marcado na história da equipe de nado sincronizado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Depois de um resultado brilhante em agosto, quando ficaram no topo do pódio do Campeonato Brasileiro de Categorias, as atletas voltaram recentemente do Campeonato Brasileiro Absoluto, o mais importante do país, com um honroso terceiro lugar, abaixo apenas das tradicionais equipes do Flamengo e do Fluminense.

A treinadora Josiette Lunkmoss Dall’Acqua conta que no torneio de agosto, em Maceió (AL), o time saiu com medalha em 12 das 15 provas disputadas. Foram sete de ouro e cinco de prata. Modesta, ela faz a ressalva de que no mesmo período ocorriam competições importantes de nível internacional, o que tirou do caminho das paranaenses algumas das melhores atletas do país.

O resultado, no entanto, não deixa dúvidas quanto à qualidade do grupo que formou. "Foi a primeira vez que o nosso dueto júnior venceu o Corinthians e uma de nossas atletas ficou em primeiro lugar na prova individual de figuras, que é muito difícil", comenta. A equipe participou do campeonato com 20 atletas.

No Brasileiro Absoluto, ocorrido de 18 a 20 de outubro, não há divisão de categorias e participaram apenas sete integrantes. A equipe da UTFPR conquistou o bronze na modalidade Rotina Livre Combinada (Combo). Em ambas as competições, o time da UTFPR foi a única representante do Paraná.

Rotina

Aluna do curso de Engenharia de Produção, Rafaela Mann Preis, 19 anos, lembra com alegria das duas conquistas recentes, mas reconhece que elas só foram possíveis à custa de muito sacrifício. A equipe de nado sincronizado da UTFPR treina 3h30 de segunda à sexta-feira e, eventualmente, até nos fins de semana.

"Eu estudo à noite e treino à tarde, mas, quando chega perto da data de alguma competição, a gente acaba tendo de treinar direto. Mesmo assim, vale muito a pena." Rafaela começou a praticar nado sincronizado quando tinha 8 anos de idade e disputou seu primeiro campeonato em 2004.

Não é preciso ser aluna da UTFPR para participar, mas, por causa das competições do fim de ano, a professora Josiette recomenda às interessadas que se inscrevam a partir de fevereiro, na secretaria da UTFPR. Atualmente, o time de nadadoras é composto por meninas que vão dos 9 aos 22 anos de idade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.