13.635 alunos...
... estudam hoje nas sete faculdades paranaenses que formarão a Unespar. O conjunto de instituições conta com 63 cursos e cerca de 800 professores.
A partir de 2013, estudantes da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e de outras cinco instituições de ensino superior poderão dizer que estudam, oficialmente, numa universidade. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) deve receber o credenciamento do Conselho Estadual de Educação ainda neste ano e começará o próximo ano letivo com toda a estrutura burocrática necessária para o seu funcionamento.
Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, a mudança não deve causar grande impacto à rotina dos estudantes, tendo em vista que, na prática, as sete instituições que compõem a Unespar já mantêm relações muito próximas. O documento que cria a universidade foi assinado em 2001, portanto o processo de integração está em andamento há uma década. Ao todo, a comunidade acadêmica já conta com 63 cursos, 13.635 alunos e cerca de 800 professores.
Com a oficialização da Unespar, a produção científica no estado deve crescer. Além de assumir o compromisso com pesquisa, extensão e ensino, típico de toda universidade, o novo status facilita a obtenção de bolsas de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e até mesmo financiamentos de organizações internacionais.
Entre as justificativas para a junção das várias faculdades estaduais espalhadas pelo Paraná está a possibilidade de ampliar a oferta de vagas, vantagem que vem da autonomia das universidades. Outras modalidades de instituições de ensino superior, como centros universitários ou faculdades, são legalmente mais limitadas para expandir ou criar cursos.
Além disso, o corpo docente será a unificado. Com isso, qualquer curso oferecido em uma das sete unidades da Unespar poderá ser remanejado para os demais câmpus da instituição.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast