Amanhã é dia da primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mais de 43,8 mil candidatos concorrerão a 5.540 vagas. Neste ano, a UFPR vai destinar 10% das vagas em cada curso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que classifica candidatos a instituições públicas exclusivamente pelo Enem. O exame terá peso de 10% na nota final dos estudantes que fizerem o vestibular.
Outra novidade é quanto aos locais de prova. A principal alteração foi a exclusão do câmpus da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), que até 2009 concentrava o maior número de candidatos, cerca de 10 mil. Para realocar o grande número de inscritos, o Núcleo de Concursos precisou alterar a distribuição dos candidatos, fazendo cinco substituições.
Continuam sendo 28 pontos espalhados por Curitiba. O que concentra mais candidatos é a Universidade Positivo (UP), no Campo Comprido, com 6.272 inscritos. Em seguida está o câmpus da Uniandrade no Santa Quitéria, com 4.263 pessoas, e o terceiro maior local é o câmpus da Faculdades do Brasil (Unibrasil), no Tarumã, que terá 3.889 vestibulandos. Outras instituições entraram para a lista, como o Colégio Marista Santa Maria, no bairro São Lourenço (1.624 candidatos) e a Faculdade Radial, no Cristo Rei (842 candidatos).
De acordo com Cláudio Portilho Marques, coordenador do grupo preparador de área do Núcleo de Concursos da UFPR, toda a organização para o dia da prova já está acertada com órgãos como a Diretran, URBS, Polícia Federal e o BPTran, que estão preparados para orientar os motoristas. Como a expectativa é de trânsito intenso, os candidatos devem se programar para chegar pelo menos uma hora antes do fechamento dos portões. A Urbs colocará mais linhas de transporte coletivo em circulação.
A prova trará 80 questões de múltipla escolha, todas valendo um ponto. O diretor do Curso Positivo, Renato Ribas Vaz, recomenda ao aluno iniciar a prova pelas disciplinas em que tem mais facilidade. O método é importante tanto para garantir mais pontos quanto para aumentar a confiança durante o exame. A segunda fase do vestibular da UFPR será nos dias 5 e 6 de dezembro.
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Saiba como votou cada deputado na regulamentação da reforma tributária
Briga com Congresso por verbas do Orçamento revela governo sem margem de manobra
Tarcísio anuncia advogado filiado ao PT como novo ouvidor da Segurança Pública em São Paulo