Com um método de avaliação semelhante ao usado pelo Exame Nacional do Ensino Médio a Teoria de Resposta ao Item (TRI) o Colégio Marista Santa Maria garantiu a melhor média entre as escolas particulares do Paraná no Enem 2009. O Vestibular conversou com o diretor da instituição, Gerson Carassai, que avalia o bom resultado:
Como foi o desempenho do Colégio Marista Santa Maria?
Nós fomos os primeiros colocados entre as escolas particulares de todo o Paraná, com média de 673,33. Dos 126 alunos, 104 fizeram o exame.
Como analisa os resultados?
Primeiro com uma satisfação enorme. O MEC insiste em dizer que o Enem não é uma avaliação institucional, mas a segurança que os resultados transmitem é inegável. É uma sensação de dever cumprido, mas agora também vem a responsabilidade de se manter entre os melhores, não podemos nos acomodar.
A que atribui esse desempenho?
Na Rede Marista se discute a avaliação há muito tempo. Podemos falar na proposta pedagógica, mas a maneira como entendemos a avaliação, mais como um processo de regulação da aprendizagem, é importante. Ela é um instrumento para a correção de rumos.
Como é feita essa avaliação?
Há três anos fazemos as avaliações internas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesmo sistema usado pelo Enem. O Sima (Sistema Marista de Avaliação) nos dá dados muito pontuais, mostra onde estão as dificuldades dos alunos. A escala tem estatísticas que levam em conta várias considerações, a prova é balizada e comparada ano a ano. Por isso podemos comparar os resultados ao longo do tempo, a evolução e se as ações surtiram efeitos ou não. Essas avaliações são aplicadas aos alunos das séries finais, ou seja, para as quartas e oitavas séries do ensino fundamental e para o terceiro ano do ensino médio.
O método de avaliação é suficiente para garantir os resultados?
Claro que ele não está sozinho neste processo. Mais do que a avaliação, a rede discute educação há muito tempo. Mas não basta ter documentos, tem de ter a adesão e o comprometimento dos professores e de todos envolvidos na aprendizagem.