Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lista de aprovados

À espera do resultado da UFPR

 | Benett /Gazeta do Povo
(Foto: Benett /Gazeta do Povo)

Na próxima sexta-feira, dia 14 de janeiro, a Univer­si­dade Federal do Paraná (UFPR) pretende divulgar a lista de aprovados. Depois de uma maratona que envolveu mais de 43 mil estudantes e duas fases de provas, 5.016 vestibas verão seu nome na lista de aprovados na prova mais concorrida do estado.

A conquista não é pequena: foram meses de preparo e horas de avaliação, que, entre as duas etapas, exigiu fôlego para encarar pelo menos 87 questões que avaliaram os conhecimentos adquiridos ao longo de toda uma vida estudantil.

As provas da Federal ocorreram em clima de tranquilidade, mas não dá para esquecer que o ano de 2010 foi novamente marcado pelos sustos com o Enem. Com o peso de 10% na nota final do vestibular da UFPR, os erros de impressão em gabaritos e na prova amarela deixaram de cabelo em pé alguns vestibas, principalmente os que tiveram de refazer o teste.

O Enem, porém, também deve trazer boas notícias. Esse é o primeiro ano que a Federal adota o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para cerca de 10% das vagas da instituição. Como as inscrições para o sistema serão depois do resultado da UFPR, ele pode funcionar como uma segunda chance para ser aprovado na instituição.

Pelo Sisu ou pela lista tradicional, o que importa é que quem passar terá muito o que comemorar. Mas enquanto o resultado não é divulgado que tal se organizar para realmente garantir sua entrada na UFPR? Confira o que é necessário saber caso você seja um dos calouros deste ano.

Registro acadêmico

O período para o registro acadêmico, ou seja, a matrícula, ocorre entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro, conforme o curso em que o candidato foi aprovado. Cada curso tem data e hora específicas e é importante ficar de olho no cronograma estabelecido pela Federal, já que quem não comparecer no período determinado perde a vaga conquistada com tanto suor.

Para fazer a matrícula, o candidato aprovado deve comparecer ao Núcleo de Assuntos Aca­dê­micos com fotocópias autenticadas dos seguintes documentos: certidão de nascimento (ou casamento, se for o caso); cédula de identidade; cadastro de pessoa física (CPF); certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar ou diploma, para aprovados que já tem graduação ou curso técnico.

Mas atenção: a UFPR não aceita declarações de conclusão do ensino médio, normalmente oferecidas pelos colégios quando não há tempo para fazer o histórico do aluno. Portanto, corra. Nas escolas estaduais, por exemplo, o prazo legal para emitir os históricos é de 30 dias (o documento deve ser solicitado na própria escola em que o candidato fez o ensino médio). A Secretaria Estadual de Educação afirma, no entanto, que os históricos dos estudantes de terceiro ano são prioridade e normalmente ficam prontos antes desse prazo. Mesmo assim, não é bom arriscar.

Chamadas complementares

Passado o primeiro registro, as vagas que sobram são remanejadas para chamadas complementares. A primeira será divulgada no dia 17 de fevereiro. No entanto, é comum ha­­ver remanejamento de estudantes que foram aprovados em cursos que tem início no segundo semestre pa­­ra o primeiro semestre. Portanto, é bom ficar atento para não perder o registro e a vaga.

Aulas

Para a maior parte dos calouros as aulas começam dia 28 de fevereiro. Apenas os aprovados nos cursos de Medicina e Engenharia Mecânica devem começar antes, no dia 7 de fevereiro. Os cursos são distribuídos em nove câmpus, seis na capital paranaense. No momento do registro acadêmico o candidato terá a indicação de onde irá estudar. A estrutura da UFPR também conta com três Restaurantes Universitários (os RUs), localizados nos câmpus Politécnico, Agrárias e ao lado da Reitoria, além de diversas lanchonetes. São, ao todo, 15 bibliotecas espalhadas pelas sedes da universidade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.