Quem quer ler uma obra que nunca para nas prateleiras da universidade ou nem sequer foi adquirida – sem precisar tirar xerox ou desembolsar – pode lançar mão de um serviço pouco conhecido pelos acadêmicos, oferecido pela maioria das universidades de Curitiba: o in­­tercâmbio de livros entre instituições, chamado de "empréstimo interbibliotecário". A prática permite que o aluno de uma instituição empreste livros na biblioteca de outra mediante a apresentação de um formulário, de forma gratuita.

CARREGANDO :)

O acordo, que ainda não é regulamentado pelas instituições, é possível graças à figura do bibliotecário, como explica a responsável pelo Sistema de Bi­­bliotecas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Anna Caruso: "Tudo funciona com base em um acor­­do de cavalheiros firmado entre os bibliotecários de cada instituição, que se responsabilizam pelo empréstimo. Não é um acordo entre instituições, ou entre instituição e aluno, mas entre os responsáveis pela bi­­blioteca." Nesse caso, é preciso que cada biblioteca aceite participar da troca.

A prática, que é pouco di­­vul­­gada aos acadêmicos, é mui­­to conhecida entre os profissionais de biblioteconomia, a partir de um compromisso assumido por eles ainda durante a formação: "Não podemos negar a informação", esclarece a bibliotecária do Centro Uni­­versitário Curi­­tiba (UniCu­­ri­­ti­­ba), Luze­­nira Santos. Ela afirma que a divulgação ainda pre­­cisa ser trabalhada, para que mais pessoas tenham acesso ao serviço. "As informações estão no site, basta ao aluno investigar o que é oferecido."

Publicidade

* * * * * *

Serviço

Quem oferece: Algumas das universidades cujas bibliotecas oferecem o serviço: UFPR, UTFPR, Universidade Tuiuti, PUCPR e Universidade Positivo. Se a biblioteca do seu curso ainda não participa do intercâmbio, você pode solicitá-lo.

Como fazer: Certifique-se de que a biblioteca do seu curso tem acordo com a biblioteca da qual você pretende emprestar uma obra. Preencha o formulário oferecido pela sua biblioteca e encaminhe-o à instituição escolhida.

Para saber mais: Toda universidade que oferece o serviço divulga a informação em seu site na internet. Também é possível obter informações na própria biblioteca.

Publicidade