Os alunos convocados na sexta e última chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) divulgada na quinta-feira (12) devem confirmar os dados declarados na inscrição na instituição de ensino até esta segunda-feira (16).
Para ter direito à bolsa, é imprescindível que o estudante cumpra esta fase do processo. Os resultados podem ser consultados no site do ProUni. É necessário digitar o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou CPF.
Ao todo, 52.419 candidatos foram pré-selecionados na primeira chamada do programa, sendo 37.039 para bolsas integrais e 15.380 para bolsas parciais, que cobrem 50% da mensalidade, de acordo com o MEC. O ministério não divulgou a quantidade de convocados nas outras chamadas.
Puderam participar do ProUni candidatos com nota mínima de 400 no Enem 2009, que não tenham zerado na redação, não tenham diploma de ensino superior e que tenham renda familiar mensal per capita que não exceda três salários mínimos.
Ao efetuar a inscrição, o candidato podia escolher até três opções de instituições de ensino, cursos ou turnos e modalidades de bolsa, dentre as disponíveis conforme sua renda familiar per capita e a adequação aos requisitos.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161.
Bolsas remanescentes
O MEC publicou na quarta-feira (11), no Diário Oficial da União, a portaria que define como deve ser feita a distribuição de bolsas remanescentes do ProUni do segundo semestre deste ano.
As vagas poderão ser concedidas por cada instituição de ensino superior participante do programa conforme a classificação em processo seletivo próprio, inclusive vestibular, para as turmas iniciadas no segundo semestre de 2010, e conforme o desempenho acadêmico, mensurado pela instituição, para as turmas iniciadas anteriormente ao segundo semestre de 2010.
Têm prioridade estudantes professores da rede pública matriculados em cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia e estudantes autodeclarados indígenas.
As instituições também poderão conceder bolsas remanescentes a estudantes matriculados cujas bolsas não foram regularmente concedidas no decorrer do processo seletivo referente ao segundo semestre deste ano devido a impedimentos operacionais.
As universidades têm até 10 de setembro para emitir os termos de concessão do benefício pelo Sistema do ProUni (SisProuni).
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano