A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) divulgou no dia 20 de outubro, a relação dos aprovados no Vestibular de Verão 2012. A lista com os selecionados para as 9.970 vagas saiu com seis horas de atraso e o tradicional banho de lama, programado para o período da manhã, teve de ser adiado. A festa dos calouros ocorreu à tarde, no estacionamento alternativo da universidade.
A (PUCPR) anulou sete questões que apresentavam incorreções da prova do Vestibular e alterou as respostas de duas perguntas do gabarito divulgado. A decisão da instituição de dar a pontuação das questões anuladas a todos os vestibulandos desagradou muitos professores.
Questões anuladas:>> "10" de Matemática, >> "15" de Biologia,>> "27" de Química,>> "31" de Filosofia,>> "48", "50" e "52" de Física.
Questões de História alteradas:>> "4": a alternativa "A" passou a ser a correta nas provas T1 e T2.>> "5": a alternativa "B" passou a ser a correta na prova T1.
De acordo com o professor de História e Filosofia do Grupo Positivo, Daniel Medeiros, os bons alunos saíram perdendo. "Anular as questões que tinham respostas corretas acaba prejudicando o aluno que estudou. É uma pena, já que dessa vez as perguntas tinham um recorte muito melhor em comparação com anos anteriores", afirma.
A prova de Física, com três questões anuladas das oito presentes no exame, compromete seriamente a avaliação, na visão do professor Jorge Manika, do Curso Dom Bosco. "É uma parcela importante das perguntas. E considerar como corretas as questões a todos os alunos não é a melhor solução. Dessa forma, igualando os candidatos, a universidade impede que o aluno mais preparado passe", lamenta.