Os 7.930 calouros de 2007 da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) foram conhecidos nesta sexta-feira (1.º). A lista dos aprovados foi divulgada por volta das 11h no campus do Prado Velho, em Curitiba, durante a festa preparada para os estudantes. Uma banda animou os candidatos e uma piscina de lama foi preparada para as comemorações. Segundo informações da Polícia Militar, cerca de duas mil pessoas compareceram ao local da festa.
As provas foram realizadas no último fim de semana por 12.461 candidatos em Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Toledo e Maringá. Aprovada para o curso de Administração, Andrea Corral Blanco, de 17 anos, não acreditava que pudesse passar. "Mas se não fosse o cursinho e a ajuda dos professores do colégio me explicando algumas coisas acho que não conseguiria ter passado", disse. Como muitos outros candidatos, Andrea também tenta uma vaga na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Thiago Delorenzi Aguiar, 18, também fez a festa na lama. "Estudei todos os dias, estava bem preparado", afirma o calouro de Engenharia Mecânica. Para Fátima Mansur, 18, aprovada para o curso de Direito, também foram muitos meses de muita dedicação. "Eu estou me sentindo muito feliz. Foi um ano inteiro internada na sala de aula, valeu a pena", comemora.
Primeiro lugar
Para as gêmeas Aliana e Amanda Menezes Ferreira, 16, a festa foi ainda mais especial. As duas passaram em Medicina e Aliana foi a primeira colocada na classificação geral do vestibular. "Me avisaram no cursinho que era para eu ligar para minha mãe. Achei que tivesse acontecido alguma coisa grave. Aí ela disse para eu vir para a PUC e foi aqui que eu fiquei sabendo", conta Aliana. Além de ter sido o destaque do concurso, a estudante não precisará pagar nada para se formar uma médica. "Como prêmio, vamos oferecer uma bolsa integral por todo o período", informou o reitor Clemente Ivo Juliatto.
As gêmeas ainda estão terminando o terceirão no Curso Positivo. Segundo Aliana, o ano todo foi voltado exclusivamente para as provas, inclusive nos fins de semana, e a decisão pelo curso demorou um pouco a chegar. "Eu estava bem em dúvida até dois meses antes da prova, mas aí decidi que Medicina seria o curso que eu teria mais chances de passar", revela. Amanda conta que realizou um sonho sendo aprovada ao mesmo tempo que a irmã gêmea. "A gente se dedicou o máximo que pôde. Sempre falava para ela que se ela não passasse não valeria nada para mim", diz.
Matrículas
Os aprovados deverão fazer as matrículas a partir da semana que vem, nos dias 4, 5 e 6 de dezembro. Os calouros terão que apresentar uma fotocópia legível da certidão de nascimento ou casamento, da célula de identidade e do CPF; fotocópia autenticada do comprovante de escolaridade de ensino médio; fotografia 3x4; e, se for o caso, declaração de curso no exterior. Os documentos devem ser encaminhados ao Suporte Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA).
Informações pelos telefones (41) 3271.1515 em Curitiba, (41) 3299.4300 em São José dos Pinhais, (43) 3372.6000 em Londrina, (44) 3028.8400 em Maringá e (45) 3277.8600 em Toledo e pelo site www.pucpr.br.
Veja o slideshow com a festa dos calouros da PUC-PR
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast