Guilherme Cardoso de Souza, de apenas 13 anos, comemorou a aprovação no curso de Química com a família no Litoral| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Veja como foi a divulgação do resultado na Praça Carlos Gomes

CARREGANDO :)

Guilherme Cardoso de Souza é calouro de Química aos 13 anos de idade

Vista aérea da Arena da Gazeta do Povo, em Caiobá, onde foi distribúída edição extra da Gazeta do Povo
Calouro Mateos Bogoni não escapou do trote no Litoral
Veranistas aguardavam a edição extra da Gazeta em Caiobá
Edição extra da Gazeta chegou de helicóptero em Caiobá
Trio elétrico animou veranistas
Publicidade

Para os vestibulandos que estavam no Litoral do Paraná, a boa notícia veio, literalmente, do céu. No início da tarde desta sexta-feira (9), um helicóptero chegou à praia de Caiobá com a edição extra da Gazeta do Povo que trazia o resultado do vestibular. A festa dos calouros ocorreu na Arena Gazeta do Povo, e, em meio aos jovens que comemoravam o acesso à universidade, um pré-adolescente chamava a atenção. Com o rosto quase sem acne e ainda sem barba, Guilherme Cardoso de Souza, 13 anos, festejava a vaga no curso de Química.

Guilherme é superdotado e concluiu o ensino médio no ano passado, no Colégio Bom Jesus. Este foi o primeiro vestibular do garoto, que, também em 2008, venceu a Olimpíada Paranaense de Química, promovida pela UTFPR.

Segundo a mãe do menino, Edina, está tudo certo para Guilherme efetuar a matrícula e fazer o curso, como um universitário comum. A única preocupação da família é quanto ao habitual trote aplicado na primeira semana de aula. "Eu estou preocupado. Por ser mais novo, os veteranos podem exagerar. Então não vou à primeira semana de aulas", conta o calouro, ainda emocionado com o resultado.

Depois do trajeto de helicóptero, para serem distribuídos, os exemplares da Gazeta do Povo foram levados ao caminhão de som estacionado em frente à Arena. Quando a lista de aprovados chegou às mãos dos estudantes, a festa começou.

Calouro de Medicina aos 17 anos, o curitibano Mateos Bogoni foi o primeiro a mergulhar na piscina improvisada para o trote. A comemoração na praia, aliás, intensificou a alegria da família de Mateos. "A gente veio para o Litoral de propósito. Ele já passou em outros vestibulares, e nós comemoramos em casa. Mas aqui foi pra fechar com chave de ouro", conta a mãe do estudante, Lourdes.

Publicidade

O diretor da UFPR Litoral, Valdo José Cavallet, acompanhou a divulgação do resultado. "É uma atividade de uma universidade paranaense, para um público que está no nosso Litoral e apoiado pela imprensa do estado. Temos que fortalecer essa parceria", disse.

Em Curitiba, os vestibulandos lotaram a Praça Carlos Gomes à espera da edição extra do jornal. Confira como foi a festa na capital

Você conhece alguém que passou no vestibular da UFPR? Deixe abaixo sua mensagem