Os 14.668 candidatos aprovados na primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começam amanhã a segunda etapa do processo seletivo, que terá dois dias de provas. Neste domingo, será aplicado o exame de Compreensão e Produção de Textos, como é denominada a prova de Redação da UFPR. Na segunda-feira, os vestibulandos respondem a questões discursivas de disciplinas específicas, que variam conforme o curso pretendido.A segunda fase será feita em 14 locais de Curitiba e um de Palotina, no Oeste do Paraná, onde a Federal oferece seis cursos de graduação. Os portões dos blocos abrem às 12h45 e fecham às 13h30. As provas começam às 14 horas. Os estudantes podem acessar e imprimir o novo comprovante de ensalamento pelo site do Núcleo de Concursos da universidade (www.nc.ufpr.br). O documento será exigido para a entrada nos locais de prova.
Comum a todos os candidatos, a prova de Compreensão e Produção de Textos trará até sete propostas de redação. Os estudantes devem redigir textos curtos de diferentes gêneros, como resumo, progressão textual, carta e texto opinativo. O objetivo é cobrar redações que poderiam ser escritas em situações reais. Os tamanhos dos textos variam conforme o gênero proposto, mas normalmente eles devem ter até dez linhas. Os número mínimo e máximo de linhas estarão nos enunciados, por isso é importante ler os comandos com atenção.
Para candidatos de 45 cursos, não haverá nenhuma avaliação específica e a seleção termina com a Redação. Para outras 50 graduações, o vestibular continua na segunda-feira, com uma ou duas provas específicas. Os candidatos de Medicina, por exemplo, resolverão questões de Biologia e Química, enquanto os vestibulandos de Psicologia terão apenas Filosofia. Cada prova específica trará dez questões, valendo quatro pontos cada uma.