Os quase 230 mil candidatos paranaenses que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste final de semana devem ter atenção redobrada ao verificar o local em que irão fazer as provas. Em todo o país, 4,6 milhões farão as provas. Alguns cartões de confirmação de inscrição com o endereço de onde o exame será aplicado foram impressos com erros de digitação. Em Curitiba, pelo menos quatro dos 21 locais estavam com o endereço incompleto ou errado, conforme apuração da Gazeta do Povo e reclamações de alunos.
Em alguns casos, o erro só foi descoberto quando o candidato conferiu o endereço enviado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e se deparou com duas informações diferentes. Foi o que ocorreu com a jornalista Silvia Calciolari. Mesmo conhecendo a Faculdade Radial, no Cristo Rei, local onde sua filha Sofia vai prestar o exame, ela resolveu confirmar pela internet o endereço apresentado no cartão e encontrou a localização em um bairro distante. "Pelo menos eu já conhecia o lugar, mas como fica quem não conhece onde vai fazer a prova?", questiona. Assim que verificou o erro, Silvia entrou em contato com a escola onde Sofia estuda para alertar os outros pais de vestibulandos e se certificou pessoalmente do lugar certo.
O estudante Pedro de Castro também verificou que a informação presente em seu cartão de provas estava errada. Ao confirmar o endereço da Faculdade Facet, onde vai fazer a prova, ele percebeu que o número do edifício na rua estava incompleto, mostrando apenas "70" ao invés de "470". "Liguei para a faculdade para confirmar e eles disseram que outras pessoas também perceberam o erro", conta.
Em contato com as instituições que irão sediar as provas em Curitiba, a reportagem da Gazeta do Povo constatou que ainda estão errados os endereços da Universidade Positivo (UP) e da Faculdade Opet no bairro Rebouças. O bairro da UP foi apontado como Cidade Industrial de Curitiba enquanto o correto é Campo Comprido. Na Opet a atendente não soube especificar o erro reclamado pelos alunos.
Confirmação
O Inep afirma que não recebeu nenhuma reclamação formal desta natureza, mas orienta os alunos com dúvidas em relação aos endereços dos locais de prova a consultarem o site www.enem.inep.gov.br ou entrarem em contato pelo telefone 0800-61-6161. Nos casos em que o erro é de digitação, o ideal é considerar todo o contexto da informação, como CEP e bairro do local apresentado no cartão.
Serviço:
Realização das provas:
Hoje, dia 6, das 13 às 17h30
Amanhã, dia 7, das 13 às 18h30
Portões de acesso:
Abertura: 12 horas fechamento: 12h55.
O que é necessário levar:
Documento de identificação original (Carteira de identidade, Carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação ou Passaporte).
Cartão de confirmação da inscrição (enviado pelos Correios e disponível no site do Inep).
Caneta preta (não serão permitidos lápis, borrachas e equipamentos eletrônicos).
Gabaritos e resultados:
Estarão disponíveis no site do Inep (www.inep.gov.br) até dois dias úteis após a realização das provas. Os resultados das provas serão divulgados até o dia 15 de janeiro de 2011.