Serviço
Quem ainda não sabe onde fará a prova pode fazer a consulta on-line pelo Menu do Candidato, disponível no site do vestibular. Se precisar, o vestibulando poderá acessar o link do Google Maps para auxiliar na localização e trajeto.
A Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está realizando os últimos preparativos para o Vestibular de Verão, que começa no próximo domingo (11). Segundo a assessoria de imprensa da instituição, cerca de 1,5 mil pessoas vão trabalhar na aplicação das provas, entre fiscais, comissão permanente e pessoal de apoio.
As equipes que atuarão em Maringá serão treinadas até esta terça-feira (6). No sábado (10),acontece o treinamento de quem vai trabalhar nos demais campi.O processo seletivo será realizado de domingo até terça-feira (13), das 8h50 às 13 horas, em Maringá e mais oito cidades do Paraná: Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama.
Prova terá 16,6 mil candidatos
O Vestibular de Verão teve 16,6 mil candidatos, que irão disputar 1,5 mil vagas em mais de 60 cursos. Desse total, 3.2 mil se inscreveram pelo sistema de cotas sociais, que reserva 20% das vagas para vestibulando com menor poder aquisitivo. Os três cursos com maior procura foram: Medicina, com 1.789 inscritos (são 137,6 por vaga); Arquitetura e Urbanismo com 684 candidatos (52,6 por vaga); e Engenharia Civil em Maringá, com 1.027 inscritos (38 por vaga).
Em termos percentuais, o concurso deste mês registrou maior número de candidatos paranaenses em relação ao Vestibular de Verão no ano passado. Cerca de 84,9% dos estudantes residem no estado.contra 81,1% do ano passado.
A lista dos aprovados será publicada no dia 13 de janeiro no site do vestibular . A matrícula deverá ser efetivada entre 13 e 16 janeiro, pelo site do Departamento de Assuntos Acadêmicos (DAA). No mesmo endereço, será publicada, no dia 27 de janeiro, a segunda chamada. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3011-4450.
Estudantes de ensino público estão em maior número entre os candidatos
Segundo a assessoria de imprensa da UEM, o percentual de inscritos que cursaram o Ensino Médio apenas em escola pública aumentou em 2,6%. Do total de candidatos, 53,2% vieram do ensino público. Os dados socioeconômicos do Vestibular de Verão 2011 revelam ainda que 56,6% inscritos são mulheres; 45,3% têm 17 anos ou menos e que 75,2% é branca. Apenas 428 candidatos se declaram da raça negra (2,6%) e 2.680 pardos (16,1%).
Com relação à renda familiar, o maior percentual está inserido na faixa que recebe entre mais de três e até cinco salários mínimos. São 4.7 mil vestibulandos nessa categoria (28,6%).
Regulamentação no STF pode redefinir regras da Internet e acirrar debate sobre liberdade
Áudios vazados: militares reclamam que Bolsonaro não assinou “golpe”; acompanhe o Entrelinhas
Professor, pupilo de Mujica e fã de Che Guevara: quem é Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes