Confira as datas dos principais processos seletivos| Foto:

Dicas

O nível é o mesmo

Na Universidade Positivo (UP), o vestibular também é agendado e o reitor da instituição, José Pio Martins, garante: isso não significa que a avaliação será mais fácil que a tradicional. "As questões são escolhidas de maneira aleatória por um computador a partir de um banco com uma infinidade de perguntas. Assim, temos a certeza de que as provas aplicadas nesse mês serão diferentes, mas terão níveis semelhantes entre si e em comparação com as oferecidas no fim de 2010", diz.

A universidade também tem um processo seletivo para quem queira usar a nota do Enem 2010. Em todos os casos, a dica do reitor é não deixar a inscrição para a última hora. "O ideal é o aluno garantir seu lugar o quanto antes já que a tendência é que o número de vagas diminua até todas serem preenchidas."

CARREGANDO :)

Se a vaga na universidade não veio nas provas realizadas no fim do ano passado, fique tranquilo: ainda dá tempo de ser calouro em 2011. Entre janeiro e março, várias instituições particulares do Paraná estarão com inscrições abertas para os processos seletivos para vagas remanescentes. Com opções de provas agendadas, nas quais o estudante escolhe o melhor dia e horário para prestar o exame, eles são uma chance e tanto para quem sonha em ser calouro ainda esse ano. Para Eros Pacheco Neto, secretário-geral da Fae Centro Univer­sitário, o grande atrativo desse tipo de processo seletivo é a possibilidade de os estudantes adequarem os horários das provas à sua própria rotina de compromissos ao longo da semana. "Oferecemos horários inclusive em dias úteis à noite e aos sábados, para que o candidato se sinta o mais à vontade possível na hora de definir quando vai fazer a prova", diz.

Segundo Eulice Aparecido de Oliveira, membro da Comissão de Processos Seletivos do UniCuritiba, o processo seletivo realizado entre janeiro e março atrai os estudantes por ter uma proposta diferente do vestibular tradicional da instituição. "Por enfocarmos os conhecimentos de atualidades nas provas objetivas e oferecermos uma entrevista e análise de currículo como critérios de avaliação, ele atrai tanto o vestibulando em busca de uma nova chance quanto quem está no mercado, pensa em se aperfeiçoar com uma graduação e não quer passar pelo estresse de um processo seletivo convencional", comenta.

Publicidade

Na Fae também há diferenças entre o vestibular tradicional e o realizado em janeiro. "Além de oferecermos esta possibilidade do agendamento, nesta época as provas são eletrônicas, então o candidato vai até a universidade e responde as questões diretamente no computador. Para os alunos, isso não rende muitas diferenças, mas para nós é uma garantia a mais de segurança no exame", explica Pacheco Neto.